Campo Grande, MS
quinta-feira, 27 de janeiro, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > PLANURB DISCUTE SETOR AMBIENTAL NO DIÁLOGO DE VERÃO

PLANURB DISCUTE SETOR AMBIENTAL NO DIÁLOGO DE VERÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) deu início ao ‘Projeto Diálogos’ de 2019, com a palestra: “Os desafios da inserção profissional no mercado de trabalho – Setor Ambiental”. Os primeiros a participarem do encontro foram os acadêmicos da Faculdade de Mato Grosso do Sul (FACSUL).

PlanurbAmbiental

Vinícius Zanardo, Engenheiro Ambiental e técnico da Divisão de Meio Ambiente da Planurb, disse que o ‘Projeto Diálogos’ já abordou temas como arborização urbana, planejamento ambiental e queimadas urbanas, sempre com o intuito de incentivar e motivar os acadêmicos e demais interessados sobre área ambiental e a sua relação com a sociedade.  “Acreditamos na importância de dialogar com os diversos públicos da sociedade para transformar as questões socioambientais contemporâneas”, acrescentou.

Dando sequência, Ariel Serra, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e membro representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), abordou as vivências e oportunidade no mercado de trabalho para o setor ambiental. “Hoje a ideia é dialogar, além de contar para vocês um pouco das experiências que a gente vive na vida profissional, em especial no setor público. Aproveito para reforçar a mensagem que o meio ambiente estará presente em todas as áreas do conhecimento, e que por ser uma área muito dinâmica é essencial que os futuros profissionais busquem capacitação, informação e interação com outras áreas”, informou.

PlanurbAmbiental3

Para a coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da FACSUL, Andrea Jafar Zafalon, a interação das Universidades com os outros setores é fundamental para formação de novos profissionais que atendam as reais demandas do mercado de trabalho. “A participação em eventos e palestras motivam e informam os alunos. Ouvir e dialogar com quem vive a realidade do mercado de trabalho (na pratica), ajuda o futuro profissional a desenvolver competências essenciais para sua formação profissional”, lembrou.

A acadêmica Melissa Gimenez Silva lembra que o conhecimento amplia a visão que temos sobre a realidade que vivemos. “Já sou formada em Design de Interiores e agora estou estudando Arquitetura e Urbanismo, saindo de uma visão micro para uma visão macro, trazida pelo Urbanismo e essa interação nos permite obter uma gama de novas possibilidades”, afirmou.

As próximas instituições a receberem as palestras do “Projeto Diálogos”, que serão ministradas por membros do CMMA são: Universidade Católica Dom Bosco (11/03 às 9h30), Uniderp-Anhanguera (13/03 às 19h), Universidade Estácio de Sá (14/03 às 19h) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (20/03 às 14h30).

Para informações complementares, entrar em contato com a Divisão de Meio Ambiente da Planurb pelo telefone (67) 3314-5181 ou ainda pelo e-mail (eambiental.planurb.cg@gmail.com).