Campo Grande, MS
sexta-feira, 5 de março, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PLANURB PROMOVE PALESTRA PARA DEBATER USO DE FERRAMENTAS DE GEOTECNOLOGIAS NO PLANEJAMENTO URBANO

PLANURB PROMOVE PALESTRA PARA DEBATER USO DE FERRAMENTAS DE GEOTECNOLOGIAS NO PLANEJAMENTO URBANO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Minas Gerais, realiza na próxima sexta-feira (24), a Palestra “Geodesign e Modelagem Paramétrica na co-criação do território”, ministrada pela professora da UFMG, Ana Clara Mourão Moura.

A palestra será realizada a partir das 19h30, no auditório M da UCDB, na Avenida Tamandaré, n. 6.000, Jardim Seminário, com o objetivo de promover o debate com acadêmicos, agentes públicos e privados, comunidade técnico-científica, além de atores públicos e privados a sociedade civil organizada, sobre a temática de Planejamento Urbano por meio de ferramentas de geotecnologias.

A diretora presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues lembra que a realização da palestra é importante para o trabalho da entidade, no que diz respeito ao aprimoramento dos instrumentos de planejamento urbano do município.

“Os estudos desenvolvidos pela professora Ana Clara Mourão Moura têm servido de inspiração para nortear nossos projetos, em especial a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Campo Grande, a legislação de ordenamento do uso e ocupação do solo, bem como a proposição de estratégias de outros planos, programas e projetos”, acrescenta Berenice.

A professora doutora da UFMG, Ana Clara Mourão Moura relata que a palestra pretende oferecer suporte na co-criação e compartilhamento de decisões sobre o território para os tomadores de decisão.

“A ideia é dar suporte às decisões nos Planos Diretores com o objetivo de revisar a implementação dos parâmetros urbanísticos que moldam a paisagem nas cidades, com potencial para discussão de futuros alternativos da paisagem informal de ocupações regularizadas a área planejamento e gestão território, além de investigar com uso de geotecnologia em territórios que estão passando por uma transformação urbana significativa”, explica.

Sobre a Palestrante

Ana Clara Mourão Moura é arquiteta, especialista em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bolonha, mestre em Geografia (Organização Humana do Espaço) pela UFMG e doutora em Geografia (SIG) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da UFMG, Departamento de Planejamento Urbano, e coordena o Laboratório de Geoprocessamento na Faculdade de Arquitetura.

Informações adicionais sobre a palestra estão disponíveis pelo link https://site.ucdb.br/eventos/geodesign-e-modelagem-parametrica-na-co-criacao-do-territorio/4541/