Campo Grande, MS
domingo, 29 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA APOIA AÇÃO MUNDIAL DE LIMPEZA EM SETEMBRO

PREFEITURA APOIA AÇÃO MUNDIAL DE LIMPEZA EM SETEMBRO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
IMG_0125 (Copy)

A Prefeitura de Campo Grande vai participar do Dia Mundial de Limpeza, que acontece oficialmente no dia 15 de setembro. O evento nasceu na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let´s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países, que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Em Campo Grande, a ação acontece pela primeira vez. Em 15 de setembro, junto a diversos países, voluntários e parceiros, os campo-grandenses se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa “onda verde” de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.

IMG_0132 (Copy)O prefeito Marquinhos Trad explica que a gestão vai apoiar a ação e participar ativamente dentro das escolas. “A Prefeitura vai apoiar esta ação, pois entendemos a importância de dar o destino correto ao lixo. A Prefeitura já vem fazendo seu trabalho com a construção dos ecopontos, fiscalizações pelos bairros e diversos outros serviços. Este movimento vem ao encontro do que pensamos. As ações também vão acontecer nas escolas com atividades lúdicas e de participação ativa de coleta de lixo”, diz o prefeito Marquinhos Trad.

De acordo com o coordenador municipal da campanha, Yohhan Teruya, no dia 15 de setembro eles vão distribuir luvas, sacolas plásticas para todo mundo por a mão na massa e catar o lixo.

“E mais do que isso é conscientizar as pessoas a não jogar o lixo e dar o direcionamento correto ao lixo. Mostrar o exemplo. Se trata de uma conscientização que a gente precisa fazer a nossa parte. Atuar nas escolas municipais, estaduais de que a gente precisa dar o exemplo para poder construir um mundo melhor. E uma ação simbólica, mas que tem esse fundo de propagar esse discurso durante todo o ano. Lixo no chão, não!”, diz o coordenador.

Neste ano, o movimento Let´s do it está mobilizando o maior número de cidades no Brasil. Já são 160 cidades confirmadas e a meta é que 5% da população mundial participe, portanto, no Brasil, pretendemos reunir aproximadamente 10 milhões de voluntários.