Campo Grande, MS
quinta-feira, 21 de janeiro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > Prefeitura assina acordo de cooperação para sinal digital chegar às famílias da Capital

Prefeitura assina acordo de cooperação para sinal digital chegar às famílias da Capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e a diretora da Seja Digital, Patrícia Abreu, assinaram na manhã desta quarta-feira (27) o termo de cooperação para viabilizar o processo de transição do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Para o prefeito Marquinhos Trad, a mudança não representa somente um avanço tecnológico, mas a necessidade, levando em consideração que em todo o País o sinal analógico está sendo desligado e ativado o sinal digital, que tem uma qualidade de imagem muito melhor.

“No dia 14 de agosto será desligado o sinal analógico. Daí, a necessidade de todos os munícipes terem o equipamento digital para receber a imagem com boa qualidade. Esta mudança de analógico para digital tem custo e a Prefeitura, Governo e Seja Digital estão disponibilizando gratuitamente os equipamentos para a população. A distribuição já está sendo feita por meio do cadastro das pessoas junto a Secretaria de Assistência Social”, explicou o prefeito Marquinhos Trad.

A Seja Digital é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha para adoção do sinal digital para toda população.@1

“Com a assinatura deste acordo, temos a possibilidade do sinal chegar a todas as camadas da população de Campo Grande e Terenos. Além da entrega dos equipamentos, também é importante a população saber que o sinal digital será desligado. Estamos distribuindo todos os kits para que as famílias não fiquem fora do sinal digital”, explica Patrícia Abreu.

A “Seja Digital” já entregou mais 74 mil kits gratuitos para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal em Campo Grande e Terenos. A distribuição do kit, que conta com antena digital e conversor com controle remoto, é uma das missões da “Seja Digital” – entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital.

 Sobre a Seja Digital@2

A “Seja Digital” (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à televisão digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até agosto de 2018.