Campo Grande, MS
domingo, 14 de agosto, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > Prefeitura assina acordo de cooperação para sinal digital chegar às famílias da Capital

Prefeitura assina acordo de cooperação para sinal digital chegar às famílias da Capital

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e a diretora da Seja Digital, Patrícia Abreu, assinaram na manhã desta quarta-feira (27) o termo de cooperação para viabilizar o processo de transição do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Para o prefeito Marquinhos Trad, a mudança não representa somente um avanço tecnológico, mas a necessidade, levando em consideração que em todo o País o sinal analógico está sendo desligado e ativado o sinal digital, que tem uma qualidade de imagem muito melhor.

“No dia 14 de agosto será desligado o sinal analógico. Daí, a necessidade de todos os munícipes terem o equipamento digital para receber a imagem com boa qualidade. Esta mudança de analógico para digital tem custo e a Prefeitura, Governo e Seja Digital estão disponibilizando gratuitamente os equipamentos para a população. A distribuição já está sendo feita por meio do cadastro das pessoas junto a Secretaria de Assistência Social”, explicou o prefeito Marquinhos Trad.

A Seja Digital é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha para adoção do sinal digital para toda população.@1

“Com a assinatura deste acordo, temos a possibilidade do sinal chegar a todas as camadas da população de Campo Grande e Terenos. Além da entrega dos equipamentos, também é importante a população saber que o sinal digital será desligado. Estamos distribuindo todos os kits para que as famílias não fiquem fora do sinal digital”, explica Patrícia Abreu.

A “Seja Digital” já entregou mais 74 mil kits gratuitos para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal em Campo Grande e Terenos. A distribuição do kit, que conta com antena digital e conversor com controle remoto, é uma das missões da “Seja Digital” – entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital.

 Sobre a Seja Digital@2

A “Seja Digital” (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à televisão digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até agosto de 2018.