Campo Grande, MS
quarta-feira, 25 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA COMEÇA A IMPLANTAR ONDA VERDE E ATIVA SINCRONIZAÇÃO EM SEIS VIAS IMPORTANTES

PREFEITURA COMEÇA A IMPLANTAR ONDA VERDE E ATIVA SINCRONIZAÇÃO EM SEIS VIAS IMPORTANTES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Em Campo Grande, seis vias que são consideradas de intenso fluxo de veículos já estão com o sistema semafórico operando de forma sincronizada, com a chamada onda verde. A partir de agora, o motorista que trafegar pela Avenida Afonso Pena e pelas ruas 13 de Maio, Rui Barbosa, Padre João Crippa, Bahia e Antônio Maria Coelho, e mantiver uma velocidade constante, encontrará sempre o ‘verde’ na passagem dos cruzamentos.

Para ativar a onda verde, a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, programou vários controladores semafóricos de tal forma que os semáforos permaneçam no verde de modo a permitir a passagem dos veículos por vários _B9A3888cruzamentos semaforizados ao longo da via, evitando as desconfortáveis sequências de semáforos, um abre e o seguinte fecha (vice-versa).

O diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruna explica que a atual administração recebeu o parque semafórico antigo e sucateado, pela falta de manutenção devida, e que para começar a ativar a onda verde está sendo necessária a recuperação dos equipamentos danificados e a atualização em todo o sistema.

“A onda verde em Campo Grande funcionou de 2009 até 2012, quando a prefeitura parou de dar a devida manutenção nos equipamentos e, com a falta de reposição dos itens necessários o sistema foi perdendo a sincronização. Estamos conseguindo fazer essa modernização gradativa e já colocamos em operação seis vias, com a perspectiva de ativar, em breve, a onda verde em mais sete ruas de grande fluxo”, justifica Janine.

De acordo com o diretor da Agetran, foram investidos cerca de R$ 400 mil para a atualização semafórica que permitiu a onda verde nas vias que já estão operando pelo sistema. A intervenção foi executada em aproximadamente 76 pontos distribuídos nestas seis ruas e avenidas.

O motorista poderá perceber as melhorias de fluxo nas seguintes extensões: 13 de Maio (Antônio Maria Coelho até Eduardo Elias Zahran), Rui Barbosa (Fernado Corrêa da Costa até Antônio Maria Coelho), Padre João Crippa (Fernando Corrêa da Costa até a Antônio Maria Coelho), Bahia (Fernando Corrêa da Costa até Antônio Maria Coelho), Afonso Pena (Alagoas até a Praça Newton Cavalcante – frente ao Círculo Militar) e Antônio Maria Coelho (Calógeras até a Ceará).

As próximas vias que terão os conjuntos semafóricos sincronizados pela onda verde são: Calógeras, Pedro Celestino, 13 de Junho, José Antônio, Ceará, Eduardo Elias Zahran e Avenida Mato Grosso.

Janine destaca os benefícios para o motorista que trafega por vias atendidas pela onda verde. “Uma via com onda verde permite que o motorista reduza o tempo de deslocamento, tenha uma redução no consumo de combustível, além de minimizar o estresse e irritação em horários de maior fluxo de veículos. Sem contar, que a medida facilita o acesso com mais agilidade das unidades de socorro como o Samu e os Bombeiros”.

Manutenção

Além do investimento na troca e modernização dos semáforos, a Agetran, desde o início de 2017, tem executado serviços de melhoria da estrutura de manutenção dos equipamentos e de toda a sinalização de trânsito (vertical e horizontal).