Campo Grande, MS
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Por volta das 8 horas da manhã desta segunda-feira (4), equipes da empreiteira iniciaram a frente de pavimentação do bairro Santa Luzia, onde as obras estão em ritmo acelerados, com três frentes de serviço simultâneas. Os serviços começaram pela Rua Santa Efigênia, no trecho da esquina com a Rua São Ramão. Também já estão prontos para receber asfalto trechos das ruas São Joaquim e Santa Marta, onde já foi a aplicação do piche na base do asfalto (a chamada imprimação).

Enquanto a Rua Santa Efigênia começa a receber asfalto, estão em fase de conclusão a terraplanagem na Santa Cristina, São Benedito e São Gregório. Na Rua São Carlos, onde já havia drenagem, outra equipe trabalhava para desobstruir a tubulação e na Rua Santa Rosa, fazendo a conexão com as bocas de lobo.

Retomado há 45 dias, o projeto de drenagem e asfalto do bairro avançou bastante, com a implantação de 655 metros de tubulação, 28 poços de visita e ramais de ligação, terraplanagem e agora entra na fase que antecede a aplicação da capa asfáltica.

A movimentação de trabalhadores e máquinas atraem a atenção dos moradores que há 30 anos aguardam pelo asfalto.

A obra chegou a iniciar no ano de 2017, mas foi interrompida porque a empreiteira vencedora da primeira licitação pediu rescisão de contrato. “Moro aqui desde os anos 80 e como todo mundo, espero há muito tempo pela melhoria”, comenta o aposentado Luiz Ramos de Souza.

Com a chegada do asfalto, além da valorização dos imóveis, os moradores anteveem o fim da longa convivência com o barro (quando chove) e a poeira (na estiagem), são os benefícios imediatos que a chegada do asfalto vai trazer para a comunidade, na opinião do mecânico Nilson Souza, 62 anos, residente na esquina das ruas São Gregório com Santa Cristina.

As obras de drenagem e pavimentação em andamento no Bairro Santa Luzia, integram etapa A do Complexo Vila Nasser. Serão investidos R$ 14.784.062,82 para asfaltar 21 ruas e o recapeamento das ruas Dr. Miguel Vieira Ferreira, São Ramão e Santa Rosa.

Além de 9 quilômetros de pavimentação, esta região da Vila Santa Luzia receberá quase 4 km de drenagem (3.917 km) e um piscinão para reter as águas pluviais. O piscinão será construído na Rua Santa Isabel, em uma área de 5 mil metros quadrados, com capacidade para reter 6 mil metros cúbicos de águas pluviais (6 milhões de litros). A bacia de retenção vai segurar a enxurrada que desce da parte alta do Santa Luzia e Vila Nasser. Deste ponto, escoará pela rede existente até a Avenida Miguel Vieira e desembocará no Córrego Imbirussu.

Ruas que serão pavimentadas

São Benedito, São Carlos, São Gregório, Adolfo Barbosa, Flávio Pedra, Santa Ana, Santa Barbara/Marcilio Cardoso, Santa Cristina, Santa Efigênia, Santa Emília, Santa Gertrudes, Santa Isabel, Santa Madalena, Santa Marta, Santa Mônica, Santo Agostinho, Santo Anastácio, Santo André, Santo Onofre e Rua São Manoel. Está previsto o recapeamento das ruas Santa Rosa; São Ramão e Drº. Miguel Vieira Ferreira.