Campo Grande, MS
domingo, 29 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA CONTINUA TRABALHO DE MANEJO DAS ÁRVORES NO CANTEIRO CENTRAL DA AFONSO PENA

PREFEITURA CONTINUA TRABALHO DE MANEJO DAS ÁRVORES NO CANTEIRO CENTRAL DA AFONSO PENA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Nesta semana serão retomadas as ações de manejo nas árvores do canteiro central da Avenida Afonso Pena. O objetivo é preservar e proteger as árvores dos canteiros centrais das Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso. No total foram avaliadas 43 espécies, sendo 19 espécies localizadas na Avenida Mato Grosso – entre a Rua Pedro Celestino e Calógeras e 24 na Avenida Afonso Pena – entre a Rua José Antônio e Avenida Calógeras.

Nesta ação, para a eficácia do tratamento, foi escolhido o Óleo de Neem, que será aplicado em duas etapas, com intervalos de 15 dias, no período noturno, visando o ataque direto aos insetos que prejudicam as árvores.

DSCF0329O serviço é realizado pela Prefeitura durante toda a semana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), os trabalhos de manejo serão iniciados sempre após as 19h30 horas com o acompanhamento técnico de agentes da Semadur e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca a importância da necessidade do manejo para proporcionar maior longevidade às árvores. “Estas árvores são símbolo da nossa cidade, sabemos da relevância histórica para os campo-grandenses e estaremos constantemente preservando essas belas Figueiras. O trabalho de preservação das árvores é continuo para que elas possam permanecer conosco”.

As ações fazem parte do Programa Cidade das Árvores que visa sensibilizar a população sobre a importância da arborização urbana quanto ao diagnóstico, plantio e manejo adequado das espécies.

Arborização urbana

A Prefeitura dispõe de técnicos habilitados para oferecer as corretas orientações, além dos dois viveiros municipais que realizam a doação de mudas. O cidadão que deseja realizar o plantio de espécie adequada às vias públicas pode entrar em contato com a Gerência de Arborização, pelo telefone 3314-3153.

Já para aquele que deseja solicitar poda ou remoção a orientação é que o solicitante compareça pessoalmente, munido do documento de identificação e comprovante de residência (original e cópia), até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde deverá se dirigir até o Protocolo Geral para solicitar a abertura de processo referente à Poda/Remoção de Árvore. Após este procedimento, o processo será encaminhada à Semadur para que o fiscal efetue a fiscalização e seja emitido o laudo de vistoria. Somente após o laudo expedido pelo agente fiscal o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou a remoção da árvore.

A Semadur disponibiliza ainda em seu site o Guia de Arborização Urbana: uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção.

A publicação está disponível para download no link Guia de Arborização Urbana