Campo Grande, MS
sábado, 8 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA DÁ INÍCIO A II SEMANA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR MUNICIPAL

PREFEITURA DÁ INÍCIO A II SEMANA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR MUNICIPAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Como parte das comemorações do Aniversário de 120 anos de Campo Grande, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), deu início nesta quarta-feira (14), a II Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal. O evento acontece no Instituto Mirim durante todo o dia hoje e amanhã.

“Uma coisa de fato é preocupante, quando se multiplicam as ofertas é porque a demanda está aumentando e quando a gente vê em cada esquina uma farmácia sendo aberta é porque alguma coisa está acontecendo e tudo o que a gente sente começa na mente e reflete nas nossas emoções. É muito fácil a gente falar que é frescura, mas nós precisamos ter coragem de procurar ajuda, mudar a mentalidade de quem vai ao psicólogo, psiquiatra é louco porque louco é quem não vai e corajoso e digno de aplauso é aquele que busca ajuda”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

O seminário tem como objetivo apresentar e discutir as principais doenças que atingem a saúde mental e propor atividades que permitam contribuir para o bem-estar e qualidade de vida do servidor público municipal. De acordo com a diretora-presidente do IMPCG, Camilla Nascimento, o assunto é tão importante que as inscrições foram esgotadas rapidamente.

“Infelizmente tínhamos 175 vagas para hoje e temos 80 pessoas que ficaram de fora, mas posteriormente vamos realizar outro evento para que elas também consigam participar, tamanha importância do assunto. É um tema em alta, extremamente triste e atinge muito nossos servidores. A depressão e a saúde mental é hoje a maior causa de problema de saúde no mundo como um todo, é a maior causa de incapacidade do indivíduo, então a gente não pode fechar os olhos, nós estamos preocupados, estamos trabalhando e vamos chegar a um resultado positivo se Deus quiser”.

O programa vem ao encontro da Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor Municipal, prevista na Lei Municipal n. 5.136, de 27 de dezembro de 2012, e se sustenta em dois eixos: saúde mental e qualidade de vida.

Assistente social e gerente de trabalho, ações e cidadania, a servidora municipal Adir Oliveira Diniz, salientou a importância do seminário para os trabalhadores. “Hoje nós falamos que a depressão e os problemas psicológicos são as doenças do século, então nós precisamos falar sobre isso, entender e prevenir. Como nós, principalmente que lidamos diretamente com pessoas que sofrem com isso, vamos ajudar a elas se nós mesmos não estamos nos cuidando. Essa semana é de extrema importância para que a gente entenda que primeiro também precisamos ser sarados”.

As palestras serão ministradas pelo médico psiquiatra e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sem drogas, Marcos Estevão dos Santos Moura, professor doutor Cláudio César da Silva, mestre em saúde da família e especialista em saúde do trabalhador, Ilma Amaral Piemonte de Mello e o educador físico Rafael Bezerra de Souza.