Campo Grande, MS
domingo, 9 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS VAI IMPLANTAR MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL DE CAMPO GRANDE

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS VAI IMPLANTAR MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL DE CAMPO GRANDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

O secretário municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, Nelson Gomes Matos Júnior, visitou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) na manhã desta terça-feira (07) , foi recebido pelo secretário Luiz Eduardo Costa para trocar experiências e conhecer os programas de gestão ambiental de Campo Grande, para implantar na capital catarinense.

As Leis e Decretos vigentes na área de resíduos da Construção Civil, o Programa de Coletas Online utilizado pela Prefeitura no cadastramento e operacionalização do sistema para a emissão do Controle de Transporte de Resíduos por meio Eletrônico (E-CTR) e projetos de mobilidade urbana, são algumas das iniciativas que o secretário floripense pretende levar para gestão ambiental do município.

“Isso é decorrente do recente encontro entre os secretários de meio ambiente de todas as capitais, onde trocamos experiências e cases de sucesso que são aplicados. Durante o evento em Florianópolis conversei com o secretário Luiz Eduardo, na qual ele relatou o panorama do trabalho executado na Semadur, motivo pelo qual vim conhecer e levar o modelo de gestão ambiental de Campo Grande para implantar em Floripa. Temos que copiar o que dá certo”, enfatizou.

Nelson Matos também destacou a celeridade nos processos de aprovação urbanística e Licenciamento ambiental, bem como a política adotada no que diz respeito aos grandes geradores quanto à obrigatoriedade da apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Secretários de Meio Ambiente de todo o país estiveram reunidos em Florianópolis no mês de abril, durante o XVI Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) para a apresentação de palestras e oficinas. O evento foi importante para a troca de experiências em busca de inovações e soluções locais pelo clima para as capitais brasileiras.

Durante o encontro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, apresentou a experiência relacionada à implantação do Controle de Transporte de Resíduos (CTR) em formato eletrônico pela Prefeitura.

“Mostramos como foi realizado todo o trabalho de implantação do E-CTR, desde as reuniões realizadas com a classe empresarial, o trabalho de implantação do sistema e treinamento dos servidores até a capacitação dos empresários do ramo do transporte de resíduos”, disse o secretário.

A implantação do sistema de controle de transporte de resíduos é uma ação conjunta que envolve também a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) e a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec). Com esse sistema será possível regularizar e controlar o transporte e a destinação dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos.