Campo Grande, MS
domingo, 23 de janeiro, 2022

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA INAUGURA QUARTO ECOPONTO NA REGIÃO DO UNIÃO

PREFEITURA INAUGURA QUARTO ECOPONTO NA REGIÃO DO UNIÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura de Campo Grande entregou à população o Ecoponto União na manhã desta segunda-feira (24). Este é o quarto equipamento implantado pelo Município em parceria com a CG Solurb Soluções Ambientais e está funcionando na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.

“Este lugar veio ao encontro das necessidades e anseios da população e nossa região estava precisando de um lugar que atendesse esse tipo de descarte. Quero parabenizar a todos que contribuíram para que este lugar pudesse ser entregue hoje”, disse o conselheiro regional da região do Lagoa, João Romero.

Ecopontos são instalações públicas de uso gratuito pela população e funcionam como locais para o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia) de Resíduos da Construção Civil (RCC), resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas. O Ecoponto conta também com Locais de Entrega Voluntária (Lev’s) para disposição de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas.

“Parece simples fazer uma instalação como esta, mas não é. Tem todo um planejamento, achar um lugar disponível. É uma operação complexa, mas que vale a pena. Já tiramos toneladas de resíduos da cidade que estão sendo descartados da maneira correta”, ressaltou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luis Eduardo Costa.

WhatsApp Image 2019-06-24 at 10.10.26

O principal objetivo dessas instalações públicas é o atendimento aos pequenos geradores, evitando que resíduos sólidos urbanos sejam dispostos em locais inadequados.

As pastas envolvidas na ação são Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Sisep) e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg).

“Estamos cumprindo nossa meta. Esses ecopontos que já estão prontos tiraram e deixaram de poluir vários pontos da cidade, sobretudo com resíduos da construção civil e a gente fica orgulhoso pela concessionária e a atual gestão que tem caminhado junto para o bem da população”, pontuou o superintendente executivo da Solurb, Elcio Terra.

Estrutura

O Ecoponto União apresenta uma área de 1.731,33 m² e conta com três caixas brooks de capacidade de armazenamento de 4 m³ (quatro metros cúbicos) cada para Resíduos da Construção Civil (RCC), uma caçamba roll on de capacidade de 36 m³ (metros cúbicos) para resíduos de podas, três caçambas roll on de capacidade de 36 m³ para resíduos de móveis, uma caixa brooks de capacidade de 4 m³ para resíduos eletroeletrônicos e sete unidades de Bag’s para resíduos recicláveis de capacidade de 1 m³ .

Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorre das 08h às 18h de segunda a sábado.

Saiba mais

O primeiro, denominado de Ecoponto Panamá, foi inaugurado no dia 26 de março de 2018, localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá; o segundo denominado de Ecoponto Noroeste foi inaugurado no dia 31 de agosto de 2018, localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste; o terceiro denominado de Ecoponto Nova Lima foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 2019, localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.