Campo Grande, MS
quarta-feira, 21 de abril, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA INSTALA SEGUNDO ECOPONTO DE CAMPO GRANDE NO NOROESTE

PREFEITURA INSTALA SEGUNDO ECOPONTO DE CAMPO GRANDE NO NOROESTE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
IMG_1818

Na manhã desta sexta-feira (31), a Prefeitura Municipal de Campo Grande, com apoio da Concessionária CG Solurb Soluções Ambientais, entregou para a população de Campo Grande, o segundo Ecoponto da Capital, denominado Ecoponto Noroeste. A estrutura de 1.600 m² foi instalada numa área pública na Rua Piraputanga – esquina com a Rua Guarulhos, no Bairro Noroeste.

IMG_1750O prefeito Marquinhos Trad acompanhou a cerimônia de entrega do local, lembrando que o Ecoponto Noroeste é o segundo dos cinco que serão entregues pela concessionaria, conforme previsto em contrato com a administração municipal. Na ocasião, o prefeito destacou que a cidade estava sendo muito penalizada com os descartes irregulares e, sendo assim, a implantação dos Ecopontos oportunizará à população alternativas para o descarte correto.

“Os Ecopontos estão sendo implementados de forma coordenadas, em pontos estratégicos na cidade onde havia a necessidade de receber esse tipo de ação. Hoje cumprimos mais uma vez o compromisso de deixar a cidade limpa, organizada e acima de tudo, longe de qualquer doença que o lixo gerado possa causar”, disse o prefeito.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, afirmou a importância dessas instalações para a cidade e revelou resultados.

“O primeiro Ecoponto, denominado Ecoponto Panamá, inaugurado no final de março, recebe em média 35 visitas dia. Durante cinco meses de funcionamento, foram descartados no local, cerca de 650 toneladas de resíduos. Aproveitamos a ocasião para informar da implementação de um software voltado para a fiscalização organizada dos Resíduos da Construção Civil (RCC), que será realizada a partir do mês de setembro”, disse Eduardo.

IMG_1553O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explicou que a Planurb além de outras organizações públicas e privadas tem realizado ações de sensibilização, com a entrega de panfletos e cartazes para a população e comércio no entorno do Ecoponto.

“Promovemos a divulgação da instalação do Ecoponto pensando em todas as etapas da coleta seletiva, trazendo essas instalações gratuitas para mais próximo da população. Nós teremos ainda mais três importes ações nesse sentido com a inauguração dos Ecopontos, na região do Bairro  Nova Lima, União e Centro Oeste”, apontou Rodrigo.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck acompanhou a cerimônia de inauguração lembrando que o ponto fundamental da ação é a realização do trabalho de comunicação e orientação.  “As prefeituras devem trabalhar ferramentas adequadas para o cidadão, com a intenção de explicar sobre a função social dos Ecopontos, sendo os locais adequados para o recebimento de resíduos de pequeno volume”, disse Verruck.

Adão Rogrigues de Araujo, liderança comunitária da região, diz que o Ecoponto ajudará na reciclagem do lixo. Agora a população terá um local para que os moradores possam fazer o descarte de forma correta.

“Certamente agora poderemos evitar uma série de problemas que vem junto com o descarte incorreto que por vezes é feito na beira de córregos, nas vias, nos terrenos baldios”, disse o morador.

Participaram da cerimônia de inauguração e das etapas que antecederam a instalação a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Sisep) e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg).

Descarte CorretoIMG_1899

A CG Solurb irá gerenciar o local que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 18h. O Ecoponto Noroeste possui quatros caçambas destinadas para resíduos da construção civil de até de até 1 metro cúbico (pequenos geradores); três contêineres, que se destina para galhos de árvores, eletrodomésticos e eletroeletrônicos e moveis inutilizáveis; além de LEVs utilizados para resíduos recicláveis secos como papéis, vidros, metais e plásticos.

Rodrigo Otto, Arquiteto e Urbanista da Solurb lembra que a instalação do Ecoponto é uma medida estrutural importante para gestão de resíduos do município e que caberá à concessionária separar todo o material e dar destinação final. O resíduo reciclável vai para as cooperativas abrigadas na Unidade de Tratamento de Reciclável (UTR). “Estamos na segunda instalação de um total de cinco Ecopontos que são de reponsabilidade contratuais da Concessionária que com apoio dos demais órgãos municipais executaremos de forma eficiente a gestão e a operação dos resíduos da nossa cidade”, finalizou.