Campo Grande, MS
segunda-feira, 23 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE PREVENÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE PREVENÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
400A9919 (Copy)A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais e Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos, lançou nesta segunda-feira (20) o Programa “Direitos Humanos pela Valorização da Vida- Por uma Campo Grande Livre do Suicídio”.400A9903 (Copy) O prefeito Marquinhos Trad destacou que a metodologia do programa objetiva o acesso as escolas, realizando as palestras de sala em sala, tendo assim um contato mais próximo com os alunos.

“Com o trabalho de toda equipe, nós vamos ganhando a atenção e confiança dos mesmos, para que possam falar abertamente sobre assuntos, que de outro modo não seria possível alcançar. As diretoras estão cientes do assunto e nós vamos ter muito êxito neste trabalho, que é de prevenção e valorização da vida”, disse Marquinhos.

Para o subscretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior, o desafio central será aumentar o conhecimento do fenômeno por parte de profissionais de saúde, da comunidade escolar, dos serviços sociais e dos cidadãos em geral.

“Estamos trabalhando para que todos em conjunto possam ter um papel na prevenção do suicídio. Só assim será possível identificar quem está em risco e encaminhar as pessoas para os serviços de saúde de modo a receberem tratamento eficaz’’, diz o Secretario para defesa dos direitos humanos Ademar Vieira Junior.

400A9882 (Copy)De acordo com o Coordenador Marco Antônio de Morais, o programa é formado por uma equipe multidisciplinar de esclarecimento e prevenção ao suicídio, que tem como objetivo conscientizar sobre os agravos da saúde mental e prevenção ao suicídio.

“É importante falar do tema, pois se trata de um tabu, onde a maioria das pessoas não tem coragem ou oportunidade para falar sobre a sua dor ou seu sofrimento, que na maioria das vezes é ignorado ou mal interpretado”, comenta Marco Antônio.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alélis Izabel de Oliveira Gomes, informou que todos os diretores das escolas da Reme e dos Ceinfs estão capacitados.

“Nosso objetivo é unificar ações. Quando a gente de junto com a Subsecretaria de Direitos Humanos, nós formamos forças e levamos para mais pessoas a prevenção contra o suicídio. Os trabalhos de prevenção a vida e contra o suicídio começaram devido a alguns casos encontrados nas escolas. E nossos coordenadores estão trabalhando para detectar os sinais de depressão que causa este problema do suicídio que acontece na sociedade moderna”, frisa Alélis.

400A9877 (Copy)Para a diretora da Escola Municipal Alcídio Pimentel, Luciana Cristina Dantas, esta é uma ação importante, levando em consideração todos os conflitos que os adolescentes têm e que é próprio da idade deles.

“Nós, diretores, já tivemos a capacitação a respeito da prevenção à vida e dos direitos humanos. É inegável a importância deste trabalho para os alunos e toda comunidade. Este é um assunto que vem sendo tratado com muito respeito e muito carinho”, destaca a diretora Luciana.

A equipe do programa contará com 1 palestrante ,1 advogado de direitos violados,1 assistente social,1 psicólogo e 1 psicopedagoga, que estarão trabalhando juntos para trazer benefícios aos contemplados, tentando identificar pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio.