Campo Grande, MS
sexta-feira, 29 de março, 2024

A Prefeitura de Campo Grande encerrou nesta sexta-feira (18) o curso de cultivo de orquídeas, uma das ações do projeto piloto que está sendo desenvolvido no Residencial Parque dos Sabiás. O curso, realizado pela Escola de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e de Agronegócio (Sidagro), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural, teve a participação de 12 pessoas.

“A Prefeitura está oferecendo oportunidade de geração de renda porque algumas famílias estão enfrentando problemas com desemprego, e um curso como esse colabora para que as pessoas aprendam técnicas que podem ajudar as famílias a iniciar produção destinada a comercialização”, afirma Maisa Mamedes Peres, residente na comunidade.

Um dos papéis da Sidagro na realização desse projeto é criar uma série de cursos e oficinas de acordo com as necessidades da comunidade. O próximo curso, que será realizado em setembro, será o de informática básica. Está sendo preparada também a criação de uma frente de ações voltadas para o fomento do desenvolvimento do comércio local, em especial na região da Rua Etelvina Selingard.

Paulo Sérgio dos Santos Gimenez, líder comunitário no Parque dos Sabiás, também comemorou a chegada das ações da Prefeitura. “A comunidade está feliz com esse curso e todo treinamento que for oferecido será muito bem vindo”, declarou Paulo Sérgio, garantindo que os moradores do Parque dos Sabiás estão ansiosos por conhecimentos que possam conduzir à geração de emprego e renda.

Cabe também à Sidagro, junto com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), planejar a implantação de uma horta comunitária, envolvendo a comunidade local para que a mesma assuma a sua operacionalização e comercialização dos produtos ali produzidos. Esse projeto piloto realizado no Residencial Parque dos Sabiás foi criado por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), sugerido pelo Fundo de Apoio à Comunidade.

Parque dos Sabiás

O Parque dos Sabiás é um conjunto residencial composto por 48 casas onde residem cerca de 300 pessoas. As famílias aguardam com expectativa positiva as ações que serão realizadas ao longo dos próximos meses pela Prefeitura, que receberá a primeira edição do projeto “Recomeçar, Programa de Acompanhamento Familiar”, onde a Prefeitura, por meio do FAC e parceiros, vai desenvolver atividades e projetos para a comunidade. A ação acontece neste sábado (21), das 8h às 14h, na Rua João Carlos Costardi Giroto, e tem como foco fornecer atendimento em diversos segmentos aos moradores da região.