Campo Grande, MS
segunda-feira, 27 de setembro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM CAMPO GRANDE

PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM CAMPO GRANDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Na semana em que é celebrado o Dia da Árvore (21), a Prefeitura Municipal de Campo Grande programou diversas ações voltadas à preservação e incentivo ao desenvolvimento da arborização urbana.

Dentre as atividades previstas estão a distribuição e o plantio de mudas de árvores nativas, realização de palestras temáticas, aula show de culinária e blitz educativa, com objetivo de estimular o cuidado com as árvores da nossa cidade, desta forma contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, ressalta o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e a relevância da arborização para os cidadãos.

Planta Campo Grande SEMADUR_DG (9)“Um fato que não se discute é o de que a arborização urbana contribui para a melhoria da cidade como um todo. Entre os benefícios podemos relacionar ao bem-estar psicológico, efeito estético, a sombra proporcionada, proteção contra o vento, auxilia na diminuição da poluição sonora e das temperaturas, reduz o impacto da água de chuva além da preservação da fauna. E a nossa gestão prioriza a arborização urbana atuando desde o seu planejamento, execução e manutenção disponibilizando auxílio técnico capacitado para atendimento da população” demonstra.

A diretora presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, explica que preocupada em manter a saúde ambiental de nossa cidade, a Planurb realizará mais uma edição do projeto Diálogos, que promove a discussão de assuntos sobre meio ambiente e planejamento urbano durante o ano.

“Nessa edição o evento abordará a importância das árvores nativas do cerrado e a utilização dos seus frutos, que se destacam pelos seus nutrientes ricos em substâncias antioxidantes, além de alta quantidade de vitamina. Teremos a parceria com o Programa Sabores do Cerrado e Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Rede Comper de Supermercados. Essa ação será replicada no dia 24, na Biblioteca Pública do Parque Florestal Antônio de Albuquerque em comemoração à Semana Municipal da Juventude”, informa a diretora.

Além dessas atividades, a Planurb realizará mais uma ação da Campanha “Diga Não às Queimada Urbanas”, com a promoção de blitz ambiental no distrito de Rochedinho, com objetivo de sensibilizar a população para prevenção dos incêndios florestais e urbanos.

As atividades previstas contam com apoio da Semadur, Planurb, Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Agência Municipal de Habitação (Emha), Rede Comper de Supermercados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndio Florestais e Urbanos.

Programação Completa

17 de Setembro

9 horas – Distribuição de mudas frutíferas na Rua Treze de Maio esquina com a Avenida Fernando Corrêia da Costa.

9 horas – Plantio de mudas de árvores frutíferas de pequeno porte no canteiro da Avenida Fernando Corrêia da Costa (entre a Rua Padre João Crippa e Avenida Calógeras).

18 de Setembro

9 horas – Plantio de mudas na Escola Municipal Nazira Anache no Jardim Anache e distribuição de mudas frutíferas.

14h30min – Palestra temática e Blitz Ambiental sobre a ‘Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas’ na Escola Municipal Barão do Rio Branco no distrito de Rochedinho.

19 de Setembro

9 horas – Evento Plantando Vida – Praça da Vila Margarida com a realização de plantio, distribuição de mudas, apresentação de orquestra, coral e haverá uma roda de conversa sobre os benefícios da Arborização na saúde emocional das pessoas. O evento também faz parte das ações alusivas ao Setembro Amarelo

20 de Setembro

9 horas – Plantio de 300 árvores no CEA Imbirussú – ação voltada ao programa de erradicação das leucenas no Parque Linear do Imbirussú e distribuição de mudas.

15 horas – Diálogo de Primavera – Sabores do Cerrado. O evento abordará a importância das árvores, a utilização de frutos nativos do Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde. Neste dia haverá uma palestra proferida pela equipe do Programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida haverá aula show de culinária utilizando frutos do Cerrado, com degustação de produtos e sorteio de brindes oferecidos pela equipe do Programa da UFMS. O evento será realizado na Cozinha Experimental do Comper Jardim dos Estados – Av. Ceará, 1553- Chácara Cachoeira.

A Cozinha Experimental do Comper promove cursos, ministrados pela culinarista Dedê Cesco, que acontecem todas as terças-feiras, a partir das 8h30, e quartas, às 14h30, gratuitamente. Para participar os clientes precisam preencher fichas de inscrição nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) disponibilizados em qualquer loja Comper.

21 de Setembro Dia da Árvore

8h30 horas – Distribuição de mudas frutíferas no Paço Municipal e na Central do Cidadão – CAC.

24 de Setembro

9 horas – Diálogo de Primavera – Sabores do Cerrado. O evento abordará a importância das árvores, a utilização de frutos nativos do Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde. No dia haverá uma palestra proferida pela equipe do Programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da UFMS. Em seguida degustação de produtos, com sorteio de brindes oferecidos pela equipe do Programa da UFMS.

As atividades será na Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos” – Parque Florestal Antônio de Albuquerque. Com vagas limitadas, o público deverá realizar inscrição prévia através do site (bit.ly/smj2018_planurb). A ação faz parte das comemorações da Semana Municipal da Juventude, promovida pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude e o Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande.