Campo Grande, MS
sábado, 8 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA PROMOVE PALESTRA SOBRE CALÇADAS PARA PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

PREFEITURA PROMOVE PALESTRA SOBRE CALÇADAS PARA PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), nesta quinta-feira (8), às 17 horas, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santinni  (CEA Polonês) palestra voltada aos profissionais que atuam na área da construção civil. A palestra visa esclarecer o decreto n. 13.909/2019 que estabelece as especificações para as calçadas.

Técnicos da Semadur e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) vão detalhar o decreto e sanar possíveis dúvidas dos profissionais quanto à correta execução e manutenção das calçadas em Campo Grande, a partir da atualização da legislação.

O secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa  explica que será um importante momento de desmistificar o que tem se falado sobre o piso tátil.  “A legislação segue normas técnicas nacionais, uma vez que já passamos pelo debate técnico onde a sinalização direcional não é apenas o piso tátil”, esclareceu

O secretário complementa que além da cidade apresentar características geográficas diferentes em determinadas regiões, um dos pontos que devem ser preservados é a continuidade das calcadas nas quadras de forma contínua e verdadeiramente eficiente.

Costa acrescenta que o piso tátil continua sendo obrigatório, por exemplo, em casos de mudança de declividade, como anteparo a obstáculos, para a sinalização das rampas nas esquinas, entre outras situações.

O piso tátil de forma alguma deixa de ser exigido. “O que ocorre é uma  atualização da legislação com a utilização da linha-guia, sendo ela um elemento natural ou edificado  que possa ser utilizado como referência de orientação das pessoas com deficiência visual que utilizam bengala longa para rastreamento”, comentou.

Acessibilidade

O decreto também estabelece a dimensão do piso tátil de 25x25cm como padrão. De modo que as calçadas deverão atender as normas de acessibilidade, em especial, a NBR 9050 e NBR 16537, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Outro ponto apresentado pelo decreto é que as calçadas deverão ser executadas de maneira contínua e alinhada na quadra, em concreto simples, desempenado, com superfície antiderrapante, com utilização de piso tátil e/ou linha guia, conforme indicação nos Anexos I, II e III constantes no decreto n. 13.909, sem degraus ou obstáculos que prejudiquem a circulação das pessoas.

Serviço: o CEA Polonês está situado na Rua Corveta, n. 141, bairro Carandá Bosque.