Campo Grande, MS
quinta-feira, 21 de janeiro, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > PREFEITURA PROMOVE SEMINÁRIO COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS AFRO E INDÍGENA

PREFEITURA PROMOVE SEMINÁRIO COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS AFRO E INDÍGENA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
DSC_1515

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta sexta-feira (17), a partir das 7h30, no auditório do Centro de Formação da Semed, o seminário “Diálogos sobre Educação Afro-Brasileira e Indígena”, destinado a professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e orientadores.

Organizado pela superintendência de Gestão das Políticas Educacionais, o evento tem o objetivo de implementar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 – que tornou obrigatório do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Mais do que problematizar o racismo, é fundamental a proposição de ações afirmativas, que favoreçam a desconstrução de estereótipos e preconceitos relacionados à população afrodescendente.

Nesse sentido, a Reme desenvolveu ações no sentido de promover a discussão sobre a importância da efetivação destes conteúdos no contexto escolar.

O seminário será realizado durante todo o dia e contará com palestras de professores de universidades da Capital, que abordarão temas como “Povos Indígenas e a Diversidade Sociocultural no Estado de Mato Grosso do Sul” e “O Aluno Indígena no Contexto Urbano”.

O evento também busca apresentar os avanços e os desafios quanto a aplicabilidade das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Para isso, é importante que conteúdos históricos e culturais relacionados a questões étnicas e raciais façam parte do currículo e da formação continuada para professores. A ideia é lreforçar nas unidades escolares, a importância do reconhecimento e da valorização da cultura afro-brasileira e indígena.