Campo Grande, MS
quinta-feira, 28 de outubro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO DISTRITO DE ROCHEDINHO NESTA TERÇA

PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO DISTRITO DE ROCHEDINHO NESTA TERÇA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura de Campo Grande,  por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos promove , no distrito de Rochedinho, nesta terça-feira (18) palestra e blitz ambiental sobre a Campanha “Queimar é Crime! Diga Não às Queimadas Urbanas.  O ato acontece, a partir das 14h30, na Escola Municipal Barão do Rio Branco.

A palestra irá abordar a prevenção das queimadas e busca sensibilizar os alunos para a questão destacando o ato criminoso da queimada. Em seguida haverá Blitz Ambiental com a distribuição de folder educativo e exposição de faixa para a população do distrito.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explica que a ação vai ser realizada  em conjunto com as ações comemorativas ao Dia da Árvore, chamando a atenção para o cuidado com o meio ambiente.  A iniciativa também faz parte do convênio Cidade das Árvores, celebrado entre a Prefeitura de Campo Grande, TV Morena, concessionária de energia elétrica (Energisa) e o Ministério Público Estadual (MP-MS), que tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação das árvores.

“A Planurb, em parceria com as instituições que compõem o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos vem promovendo uma série de ações com intuito de alertar a população quanto aos prejuízos sociais e ambientais que as queimadas causam à comunidade. Em dois meses de campanha realizamos cursos de brigadistas de incêndio no distrito de Anhanduí e na Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba”, destacou Rodrigo.

As ações abrangem também palestras em 28 instituições de ensino público (escolas municipais e estaduais), apresentação da Campanha nos Conselhos Regionais das APAs Lajeado, Ceroula e Guariroba; distribuição de folders no evento Reviva Cultura, na Rua 14 de Julho e realizada Blitz Ambiental na Região Urbana do Segredo.

Queimar é Crime

Conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940), a prática de incêndio é crime, e a lei de crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998) estabelece pena de reclusão e multa que pode chegar a R$5 mil para quem provoca queimadas.

Os estudantes vão ser orientados para a colaboração para um meio ambiente sem queimadas.  A campanha destaca que todos podem contribuir não queimando lixo ou folhas secas, não depositando o lixo em terrenos baldios e, não jogando bituca de cigarro em vias públicas ou terrenos baldios.

Outro instrumento de combate aos incêndios é a denúncia que pode ser realizada por meio dos telefones 156 (Prefeitura) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Serviço

Escola Municipal Barão do Rio Branco – rua Guia Lopes, n. 340 – distrito de Rochedinho