Campo Grande, MS
segunda-feira, 25 de outubro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > PREFEITURA REALIZA BLITZ AMBIENTAL PARA ALERTAR SOBRE PERIGOS DE INCÊNDIOS URBANOS

PREFEITURA REALIZA BLITZ AMBIENTAL PARA ALERTAR SOBRE PERIGOS DE INCÊNDIOS URBANOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e o Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos realizará na próxima quinta-feira (23), a partir das 7h30, uma ‘Blitz Ambiental’, com a intenção de sensibilizar a população da região do Segredo contra os incêndios urbanos.O ato será no Bairro Nova Lima, ao lado da Escola Estadual Lino Villachá.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, informa que a ação contará com a distribuição de folder educativo e exposição de faixa explicativa sobre a Campanha – Queimar é Crime! Diga não às queimadas urbanas.

“Com o inverno seco e a umidade relativa baixa, aumentam as incidências de queimadas urbanas, o que ocasionam perdas de vegetação, além de problemas de saúde para população. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de MS apontou que até junho de 2018, somente na região urbana do Segredo foram registradas 187 ocorrências de combate a incêndio em vegetação. Para amenizar este problema, a Campanha tem buscado a interlocução entre os segmentos públicos e privados para o enfrentamento do problema”, disse Giansante.

Queimar é Crime

Conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940), a prática de incêndio é crime, e a lei de crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998) estabelece pena de reclusão e multa que pode chegar a R$5 mil para quem provoca queimadas.

Você também pode colaborar com a campanha não queimando lixo ou folhas secas, não depositando o lixo em terrenos baldios e, não jogando bituca de cigarro em vias públicas ou terrenos baldios. Outro instrumento de combate aos incêndios é a denúncia, que pode ser realizada por meio dos telefones 156 (Prefeitura) e 193 (Corpo de Bombeiros).