Campo Grande, MS
segunda-feira, 19 de abril, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > PREFEITURA REALIZA DIA “D” PARA COMBATER PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

PREFEITURA REALIZA DIA “D” PARA COMBATER PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Abertura oficial da Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti “Dia D” aconteceu nesta sexta-feira (30), com a mobilização da comunidade do Bairro Mata do Jacinto, na Escola Municipal Elpidio Reis.

O evento vai contou com apresentações artísticas de crianças de escolas municipais e estaduais, além de homenagear trabalhos escolares de alunos que desenvolveram projetos com objetivo de conscientizar outros estudantes quanto a importância de eliminar os criadouros do mosquito.

De acordo com o prefeito Marquinhos Trad a mobilização conta com a participação dos entes federados: União, Estado e Município.

IMG_0078 (Copy)“Esta mobilização tem a finalidade mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. No ano de 2015 tivemos 1700 casos de dengue e hoje 30 de novembro de 2018 foram registramos somente 150 casos. Isso mostra que estamos trabalhando e vamos continuar conscientizando a população no combate à dengue”, concluiu Marquinhos.

O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilella alerta que neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

“Para isso vivemos neste período numa constante guerra contra a proliferação do Aedes aegypti e aconselhamos que a população não deixem recipientes  que acumulem água. O acúmulo de lixo estão entre os causadores da doença. Esses são os pontos principais da ação que eliminam os vetores que transmitem febre amarela, Zika, chikungunya e dengue”.

Para o vereador Francisco veterinário a realização do evento na Escola Elpídio Reis reforça que as crianças são as principais fontes para disseminar informações e combater ao Aedes aegypt.

“Sabemos que os estudantes fazem a diferença e podem até mesmo educar os adultos. Nosso prefeito tem feito muitas coisas e melhorias para a Capital. Esta ação de hoje visa conclamar a população para ser multiplicadores para combater a dengue”, disse Francisco.

O deputado Lídio Lopes destacou a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“A conscientização é muito importante e principalmente, não jogar lixo nas ruas e sim em locais apropriados. Se cada um fizer sua parte nós vamos eliminar de vez a proliferação do mosquito transmissor da dengue”.

Ação e visitaIMG_0284 (Copy)

Logo após a realização do evento, o prefeito Marquinhos e equipe da Sesau, juntamente com as crianças visitaram algumas residências e ao receber a visita, o morador Paulo Chaves Ojeta, não deixou de elogiar o trabalho da equipe de endemias.

“Tenho acompanhado este trabalho que é constante e fiquei surpreso de receber o prefeito e a equipe da Sesau em minha residência”, disse Paulo.

A agente de endemias da Sesau Rosilene da Silva lembra que as equipes tem intensificado o trabalho de combate nas residências.

“A prevenção e a melhor forma de combater o mosquito. Nessa guerra contra o mosquito é bom: Guardar as garrafas de cabeça para baixo, eliminar águas dos vasos, tampar tanques e tonéis, lavar semanalmente os depósitos de água, manter as caixas d’água fechada, entregar os pneus velhos à equipe de limpeza, colocar o lixo em sacos plásticos fechados, com estas ações nós vamos evitar a dengue”, frisou Rosilene.