Campo Grande, MS
terça-feira, 24 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > Prestes a completar um ano, alerta de SMS tem mais de 40 mil cadastrados em MS

Prestes a completar um ano, alerta de SMS tem mais de 40 mil cadastrados em MS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

No próximo dia 15, o serviço de alerta de desastres naturais completa um ano de implantação em Mato Grosso do Sul contabilizando 40.917 celulares cadastrados. Desde o início da operação foram emitidos 42 alertas à população sul-mato-grossense. O primeiro de 2019 enviado hoje sobre a previsão de chuvas intensas na região sul do Estado.

“Esse serviço de alerta acabou modificando a nossa rotina de atuação da Defesa Civil e está construindo no Mato Grosso do Sul uma cultura de prevenção, deixando a população mais atenta”, destacou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.

Somente em Campo Grande são 22.675 usuários cadastrados, apontam dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Em Dourados são 2.704 pessoas; 2.061 em Três Lagoas; e 842 em Corumbá. Os cadastros estão registrados em todos os municípios e distritos de MS, distribuídos em sete operadoras.

Se para quem vive nas cidades o alerta ajuda a população a se prevenir das intempéries, na zona rural ele tem ainda mais importância. “Ainda mais em áreas em que as pessoas não têm acesso às mídias e à internet, nesses locais o SMS faz uma diferença considerável”, destaca o coordenador da Defesa Civil.

Ele ressalta que em outros países o serviço é o responsável por salvar diversas vidas quando outras ferramentas de comunicação falharam. Em MS, seu uso possui caráter preventivo principalmente em relação a alagamentos, enchentes e afins. Alertas de raios também são importantes na zona rural, onde a incidência é maior.

Cadastro

Para aderir ao sistema basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse. O mesmo usuário poderá cadastrar mais de um CEP para receber os alertas. Também poderá deixar de receber o serviço quando desejar. A partir do cadastramento, o telefone e o respectivo endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

1º alerta de 2019

O alerta emitido hoje pela Defesa Civil foi destinado a 16 municípios: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Conforme a Defesa Civil, chuvas intensas estão previstas para a região sul do Estado pelas próximas 24 horas. O aviso possui severidade moderada e estão previstas também descargas elétricas e rajadas de vento.

Fonte: Portal do MS