Campo Grande, MS
domingo, 23 de janeiro, 2022

Saúde

Mídia CG > Saúde > PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE MANEJO CLÍNICO E NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DA INFLUENZA

PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE MANEJO CLÍNICO E NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DA INFLUENZA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Unidade de Resposta Rápida (URR), vai capacitar durante essa semana, médicos, enfermeiros e técnicos da Rede de Saúde da Capital quanto ao fluxo, manejo clínico e notificações da Influenza (gripe).  A primeira reunião de atualização aconteceu na manhã desta terça-feira (28).

A palestra da enfermeira Luciana Miziara aborda as principais dúvidas dos profissionais de saúde em relação a conduta para notificação compulsória e obrigatória da influenza.

Além disso, foram atualizadas as orientações de manejo e coleta de material biológico para envio ao laboratório de referência que realiza o diagnóstico da doença.

Outra preocupação abordada na palestra é a necessidade do profissional de saúde utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para a realizar o manejo clínico do paciente e a coleta do material.

A URR
Realiza atendimento aos profissionais de saúde da rede pública e particular para orientação, notificação, tratamento, exames e outras condutas referentes às doenças de notificação compulsória.

Influenza
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.