Campo Grande, MS
quarta-feira, 25 de novembro, 2020

Notícias

Mídia CG > Notícias > Reitores de IES associadas à Abruem discutem mobilidade em Campo Grande

Reitores de IES associadas à Abruem discutem mobilidade em Campo Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

De 12 a 14 de novembro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) receberá reitores de Instituições de Ensino Superior (IES) durante o 63º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Entre os assuntos em pauta no fórum, está a mobilidade acadêmica, como um processo de alargando os horizontes do jovem estudante do Brasil.

O Fórum deve reunir 46 reitores buscando ampliar o seu relevante papel integrador. “O objetivo do fórum é propiciar um espaço de encontro e discussão aos reitores das universidades associadas”, explica o reitor da Uems, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa.

Os debates, que são realizados em Câmaras Técnicas, terão o Programa de Mobilidade Nacional, como tema.

O programa foi lançado em 2014 por iniciativa das IES associadas a Abruem, com intuito de promover o intercâmbio estudantil e aproximar os programas de graduação das Instituições de Ensino Superior do sistema público estadual e municipal no Brasil. “A Abruem, acredita que a mobilidade estudantil abrirá as portas para o mundo, alargando os horizontes do jovem estudante, futuro profissional deste País, expondo-o a diferentes culturas, ao exercício do respeito aos costumes regionais e dos preceitos na formação da identidade nacional”, afirma o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e presidente da Abruem, Haroldo Reimer.

Em 2018, 12 estudantes conseguiram participar do programa de mobilidade nacional. Para 2019, serão disponibilizadas 1.267 vagas para mobilidade. Quanto à mobilidade internacional, a Abruem possui acordos com países como China, Chile, Cuba, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, França, Canadá, Irlanda do Norte, Inglaterra, País de Gales e Escócia, Austrália e Hungria.

O Fórum da Abruem terá sua abertura no dia 12, às 20h, no auditório da Uems, em Campo Grande, na avenida Dom Antônio Barbosa, 4.155 Vila Santo Amaro. As discussões em câmaras temáticas serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro.

Emmanuelly Castro – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Foto: Edemir Rodrigues

Fonte: Portal do MS