Campo Grande, MS
quarta-feira, 8 de dezembro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > REME ABRE 35ª EDIÇÃO DOS JOGOS INFANTIS QUE TERÁ PARTICIPAÇÃO DE 3,5 MIL ATLETAS

REME ABRE 35ª EDIÇÃO DOS JOGOS INFANTIS QUE TERÁ PARTICIPAÇÃO DE 3,5 MIL ATLETAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com a participação de 3,5 mil alunos de 72 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, na tarde desta quinta-feira (01), a 35ª edição dos Jogos Escolares Infantis (Jires).  Foi a primeira vez que o evento contou com uma solenidade olímpica, com desfile das delegações e acendimento da pira. A abertura aconteceu na escola Elpidio Reis, localizada na Mata do Jacinto.

_DSC5316A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes falou do empenho dos profissionais em treinar os alunos para os jogos esportivos realizados durante o ano. “Vocês transformam esses eventos não apenas em momentos de competição, mas também de confraternização”, pontuou.

O chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme, Marcos Antônio Lopes, afirma que a ideia de realizar uma abertura para os Jogos Infantis tem o propósito de valorizar o trabalho dos professores e destacar a participação dos alunos. “Queremos que eles se sintam importantes e percebam que apostamos em seus potenciais. As famílias também poderão ver  que nosso trabalho é todo em prol da comunidade escolar”, destacou.

Apesar de ter caráter competitivo, o objetivo dos Jires é promover um intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da rede pública municipal, revelando novos talentos e incentivando os participantes ao seu progresso dentro da modalidade, valorizando o trabalho realizado pelos professores, alunos e unidades escolares.

_DSC5306Os Jogos Infantis da Reme foram criados para atender alunos dentro da faixa etária de dez a 12 anos, que participam do projeto Esporte Escolar,  atendendo os alunos no contra turno do ensino regular, visando a melhora das qualidades técnicas e corporais e contribuindo para a formação integral das crianças.

Os atletas disputarão as modalidades de atletismo, judô, karatê, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, jogos de damas, tênis de mesa (individuais), basquetebol, handebol, futsal e voleibol. A escola campeã é definida pela somatória de pontos. A vencedora da última edição do campeonato foi a escola Licurgo de Oliveira Bastos.

As provas começam na próxima segunda-feira (5), na modalidade futsal, que irá ocorrer nas escolas Iracema Vicente, Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, João Cândido, Fauzze Scaff Gattass Filho e Antonio José Paniago. Os Jires acontecem até o dia 27 de novembro e a premiação será no dia 30, na Semed, reunindo as escolas participantes.

Raciocínio

_DSC5321Para o aluno Gabriel Lucas Souza Navarros, 12 anos, do 7º ano, que irá competir disputando tênis de mesa, a prática de determinadas modalidades que exigem concentração e estratégia, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio. “Treinei toda semana para o campeonato. Também disputo xadrez e meu desempenho intelectual melhorou muito”, disse.

Diego Ferreira, 14 anos, do 9º ano da escola Nazira Anache, também vai competir no tênis de mesa e conta que treinou por duas horas diárias e por isso espera conquistar uma boa colocação para a escola. ‘O tênis tem me ajudado muito na escola e minha professora sempre acompanha meu desenvolvimento”, afirmou.

Diretora da escola Nazira Anache, Guilhermina Antunes Viana, contou que os alunos são muito participativos nas atividades da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme e aproveitam o espaço da escola para treinar além dos horários dos projetos.

A escola levou 35 atletas para os Jires. “Para eles está sendo muito importante prestigiar o evento porque é a primeira vez que participam da abertura de uma competição dessas. Percebo que os alunos que frequentam as modalidades oferecidas desenvolvem melhor o raciocínio e são mais organizados”, pontuou.