Campo Grande, MS
sábado, 5 de dezembro, 2020

Educação

Mídia CG > Educação > Reme terá currículo base para desenvolver modalidades esportivas nas unidades escolares

Reme terá currículo base para desenvolver modalidades esportivas nas unidades escolares

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Técnicos e professores da Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Reme (Rede Municipal de Ensino) participam esta semana do 11º Seminário de Esporte, Arte e Cultura, que tem como objetivo elaborar um mini-currículo para cada modalidade esportiva desenvolvida nas unidades escolares. De acordo com o técnico Marco Antonio Tavares, a o documento é fundamental para nortear as ações dos profissionais que aplicam as modalidades junto aos alunos.

“Apesar de todos os conteúdos serem repassados aos alunos, cada profissional trabalha de uma forma. O currículo será uma base que irá garantir que todos trabalhem os mesmo conceitos dentro de cada esporte. Dessa forma, os alunos da todas as regiões da cidade aprenderão os mesmos fundamentos no mesmo espaço de tempo”, explicou o técnico.

Ele ressalta que essa linha de trabalho vai aos objetivos do MEC, que está desenvolvendo, em conjunto com todos os municípios do país, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Além de elaborar o mini-currículo, os profissionais também estão discutindo sobre a compreensão das linhas pedagógicas e sua aplicabilidade nas aulas. O seminário foi dividido em três fases: a primeira, que acontece esta semana, será para elaborar o documento que irá nortear as ações dos profissionais dentro de cada modalidade.

A segunda etapa vai ocorrer em agosto, com a participação de professores mestres e doutores que irão ministrar palestras sobre as relações humanas promovidas pelo esporte. Já a terceira e última fase será em outubro e vai consistir em uma reunião de todo o conteúdo discutido para que seja elaborado o planejamento de 2019 da Deac.

Projetos

Os projetos esportivos e culturais desenvolvidos em unidades da Rede Municipal de Ensino pela Deac contemplam 16 mil alunos através da integração entre o pedagógico e o esporte. Ao todo, 85 escolas e 22 Ceinfs são atendidos pelos projetos, que contam com as modalidades de kung fu, vôlei de praia e jiu-jitsu. Pela primeira vez, este ano, a Deac também implantou aulas de judô para alunos de Ceinfs.

As modalidades de atletismo, badminton, basquete, beach tênis, capoeira, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, e xadrez também são desenvolvidas na Reme.

O chefe da Deac, Marcos Lopes, ressalta que os projetos visam colaborar com uma educação integral. “Não temos medidos esforços para que esse projeto, através dos festivais e competições que promovemos durante o ano  alcance seus objetivos, pois ele é um importante aliado na construção da aprendizagem do aluno”,  afirmou.