Campo Grande, MS
terça-feira, 24 de novembro, 2020

Educação

Mídia CG > Educação > REPRESENTANTES DE GRÊMIOS ESTUDANTIS PARTICIPAM DE PALESTRAS MOTIVACIONAIS NA SEMED

REPRESENTANTES DE GRÊMIOS ESTUDANTIS PARTICIPAM DE PALESTRAS MOTIVACIONAIS NA SEMED

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última segunda-feira (27), reuniu representantes de grêmios de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) durante o “Encontro do Grêmio Estudantil: Resgate e Valorização do Protagonismo Juvenil”, que proporcionou palestras motivacionais aos estudantes. O encontro contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, secretária-adjunta, Soraia Campos e superintendentes da Semed.

O evento, que buscou valorizar o papel dos estudantes e jovens na sociedade, também serviu como um intercâmbio entre os líderes estudantis, que discutiram sobre as reais necessidades da comunidade e o oferecimento do ensino público gratuito. As palestras destacaram o combate ao tratamento desigual, discriminação e preconceito.

A Semed vem trabalhando desde 2017 com os alunos da Rede Municipal de Ensino na retomada dos grêmios estudantis. Previsto no estatuto da Secretaria, a implantação dos representantes dos estudantes não acontecia há mais de 20 anos.

O objetivo dos grêmios é incentivar os estudantes a discutirem melhorias para sua escola e comunidade escolar, apresentando também sugestões para outras secretarias municipais. A proposta é levar para as escolas debates sobre o combate ao uso de drogas, violência escolar, álcool e ao bullying.

Esta ação da Semed procura mostrar a participação e a importância do protagonismo dos alunos no fomento de ações que possam descobrir novos líderes, a promoção do empreendedorismo social, de lideranças estudantis e comunitárias e incentivar a organização dos movimentos dessa juventude.

Representante da Comissão de Ensino Jurídico e da Comissão “OAB Vai à Escola”, o advogado Otoni Coelho de Souza também ministrou palestra com o tema “Protagonismo dos Jovens”.

Troca de experiências

O prefeito Marquinhos Trad destacou sua experiência como gremista na época em que era estudante universitário e enfatizou que os docentes devem ajudar os jovens a trilhar o melhor caminho. “Já fui duas vezes gremista e sei da importância que essa organização tem dentro de uma instituição. Os professores e diretores devem sempre estar perto dos alunos, porque a experiência ao longo dos anos vai servir para orientá-los”, disse.

A secretária de Educação, Elza Fernandes mencionou o encontro como uma oportunidade de troca de experiência e uma ação onde alunos e diretores possam desenvolver diálogos para atividades dentro da unidade. “Espero que os alunos aproveitem a oportunidade de experiência e que juntamente com os diretores possam estar desenvolvendo ações dentro das unidades. Temos que fazer com que as ações do grêmio sejam efetivas dentro de nossas unidades”, afirmou.

A coordenação dos grêmios estudantis na Rede Municipal é feita pela Superintendência de Gestão e Normas. A superintendente Alelis Izabel de Oliveira Gomes comentou sobre a relevância da palestra. “Essa é a primeira experiência que estamos tendo, após longos anos. Hoje estamos realizando essa reunião para troca de experiências. É um momento que os alunos, mesmo jovens, possam contribuir para o desenvolvimento escolar”, enfatizou.

A diretora da escola Vanderlei Rosa, Lucilene de Oliveira, que prestigiou o evento com seus alunos, falou sobre a importância da palestra. “Em primeiro lugar a palestra vai proporcionar troca de experiências entre os grêmios, acho que vai ser fundamental. Os alunos sempre conversam e querem fazer atividades, mas antes não tinham base para fazer isso. Hoje foi muito importante essa troca de experiências”, disse.

Absorvendo ideias

Para Emile Beatriz da Silva, 12, do 7º ano da escola municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, que foi candidata e eleita no ano passado presidente do Grêmio de sua escola, comentou sobre sua experiência à frente da organização. “É muito legal e está sendo uma experiência diferente, porque estamos vendo que temos responsabilidades e aprendendo mais. Espero cada vez mais para colaborar na escola”, afirmou.

A estudante ainda comentou sobre o que as ações do grêmio proporcionaram para a escola em que estuda. Ela mencionou que os dirigentes do grêmio passaram pelas salas e ouviram as reivindicações dos colegas quanto às prioridades para melhorias da qualidade do atendimento da unidade. “Todos os pedidos feitos pelo grêmio através de votação foram realizados”, diz Emile.

O aluno Cleiton Espindola, da escola municipal Licurgo de Oliveira Bastos, localizada na Vila Nasser, com mais de 1400 alunos, acredita que os temas discutidos são de grande relevância para os líderes. “Com a palestra absorvo mais ideias para aplicar na escola. Participar do grêmio está sendo muito gratificante. Conseguimos algumas coisas para a escola, como pintura, horta e ventilador”, destacou.

Grêmio estudantil

É uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.