Campo Grande, MS
quinta-feira, 6 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > REPRESENTANTES DO ESPORTE ELEGEM PRIMEIRA GESTÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

REPRESENTANTES DO ESPORTE ELEGEM PRIMEIRA GESTÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A reunião para a escolha das entidades representativas do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Campo Grande aconteceu no último sábado (20)  na  Unigran Capital, quando os participantes elegeram 10 entidades, que têm até a próxima quarta-feira (24), para encaminhar os nomes dos membros que tomarão posse no dia 1º de agosto.

Eleição - CONSELHO (3)

Ao todo, Campo Grande tem 51 conselhos municipais e, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e presidente do Conselho, Rodrigo Terra, a pluralidade das entidades representa a abrangência do Conselho Municipal de Esporte e Lazer.

“A plenária contempla várias entidades e assim podemos compor o conselho de forma mais representativa. O conselho contribuirá para construirmos políticas públicas de esporte e lazer cada vez mais eficientes. Queremos que todos participem e nos ajudem a debater os temas importantes do setor”, destacou.

Lembrando que o Conselho é um componente do Sistema Campo Grande de Esporte e Lazer, ele ressalta a importância da Lei. “Com a Lei do Sistema, nenhuma administração pode acabar com o órgão do esporte sem alterar a lei, como vemos em outros municípios e estados. Outra conquista foi o Conselho e as conferências que devem acontecer a cada 4 anos e a primeira já em 2019, sendo aproximadamente  120 dias depois da posse do Conselho. Outro legado da Lei foi a criação do cadastro municipal de esporte e lazer para conhecer as entidades e assim melhorarmos as políticas públicas” avaliou Terra.

Membros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Membro da Associação dos Moradores do Bairro Taveirópolis,  Giovana Luz avalia a importância do Conselho por ser uma ligação entre a sociedade e o poder público. “O conselho dá voz aos moradores, ao debater e permitir a manifestação sobre a prática da atividade física, podendo levar cada vez mais lazer e esporte às famílias”, comentou Giovana.

Eleição - CONSELHO (2)

Na opinião do coordenador de Cultura e Esporte da Proece/UFMS, professor Junior Vagner Pereira da Silva, o conselho é um instrumento democrático de discussão. “É um espaço de suma importância principalmente por envolver representantes de vários setores em prol das discussões de esporte e lazer e isso favorece as ações de políticas públicas, para que elas sejam relacionadas a diversos esportes e conteúdos. Outro ponto importante é a participação de diversas entidades dando um atendimento plural das ações desenvolvidas em Campo Grande”, explicou.

Definição das entidades
Criado pela lei municipal 327/2018, o Conselho é responsável pela fiscalização e acompanhamento Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer. O órgão é composto por 20 membros entre titulares e suplentes, sendo 10 do poder executivo e 10 da sociedade civil organizada, representantes do governo, federações, profissionais que atuam com esporte e lazer, associação de moradores e instituições de educação superior.

Representantes das Instituições de Educação Superior e Pesquisa: Ufms  e Unigran Capital

Representantes das Federações, Ligas, Clubes e Associações Esportivas: Federação de Vôlei de MS e Liga de Beach Tennis de MS

Representantes de Classe dos Profissionais que atuam com Esporte e Lazer: Cref -MS

Representantes das Associações de Moradores: Assoc. Mª Apª Pedrossian (Amape)  e Assoc. Moradores do Taveirópolis

Representantes das Entidades que Desenvolvem Atividades de Esporte e Lazer: Sesc  e Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE)