Campo Grande, MS
quarta-feira, 12 de maio, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > SEGURANÇA DO PACIENTE É DISCUTIDA DURANTE ENCONTRO COM PROFISSIONAIS E GESTORES DA SAÚDE

SEGURANÇA DO PACIENTE É DISCUTIDA DURANTE ENCONTRO COM PROFISSIONAIS E GESTORES DA SAÚDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Abertura do encontro aconteceu nesta manhã. (Foto: SESAU).

Abertura do encontro aconteceu nesta manhã. (Foto: SESAU).

Profissionais da saúde e gestores da rede municipal e particular estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (28) no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS), para a abertura do “I Encontro de segurança do paciente: Uma prática em construção”, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). O evento segue até quarta-feira (29) com extensa programação.

O secretário municipal de Saúde José Mauro Filho destacou a importância do aprofundamento de temas tão importantes como a segurança do paciente que acaba impactando diretamente na qualidade da assistência ofertada à população, embora o tema não esteja tão somente relacionado ao atendimento.

“É uma soma de fatores que acabam culminando na assistência, porém todas os aspectos devem ser observados, desde as condições estruturais ao atendimento em sí.  É extremamente importante fomentarmos essa discussão uma vez que existe a responsabilidade de cumprimos as normas e as exigências preconizadas, bem como os devidos protocolos sugeridos pelo próprio Ministério da Saúde”, diz.

José Mauro lembra ainda que Campo Grande vem assumindo uma posição importante no sentido de ampliar estas discussões, mérito este consquistado a partir de 2018 com a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente. Até agora 52 notificações foram registradas e tiveram o seu devido acompanhamento.

A abertura do evento contou ainda com a presença da superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo e do superintendente da Gestão do Cuidado, Marcos Rodriguez Marques.

Importância

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente ( PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde ( M S) mediante a publicação da Portaria n° 529, de 1o de abril de 2013, que tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Com o PNSP , o Ministério da Saúde busca a participação ativa de profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes na captação de informações sobre qualquer procedimento realizado que tenha provocado dano à saúde do usuário durante a internação/ atendimento.

Por exemplo, queda de paciente da cama, aplicação errada de medicamento, falhas durante a cirurgia,
falha na identificação do paciente e entre outras. Esses problemas podem causar danos à saúde do paciente e devem ser notificados.

PROGRAMAÇÃO 

Nesta terça-feira, no período vespertino, o encontro ocorre ainda no auditório do CREA-MS, localizado na rua Sebastião Taveira, 272 – Monte Castelo. Amanhã, o evento será no  auditório da SEMED, localizado na rua Onacieto Severo Monteiro, 460 – Vila Margarida.

TERÇA – 28/ 05 / 2019 – VESPERTINO
13:00 – Abertura

13:30 – PALESTRA: Sensibilização da cultura de segurança do paciente e protocolo de medicação segura
Dr. Victor Grabois – Graduado em Medicina pela UFRJ. Presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente ( SOBRASP). Membro do Grupo Executivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

15:00 – Coffee Break

15:10H – Roda de Conversa
16:30H – Encerramento

QUARTA – 29/ 05 / 2019 – MATUTINO

07:00 – Acolhimento e Credenciamento
07:30 – Abertura
08:00 – PALESTRA: Núcleo do Paciente em Saúde Pública e Protocolo de Identificação do Paciente
Profa Dra. M aria de Fátima Paiva – Enfermeira
Doutora em Ciências da Saúde pela EERP – USP. Membro
efetivo do Núcleo de Segurança do Paciente da
REBRAENSP. Coordenadora do Núcleo de Segurança do
Paciente da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão
Preto.
09:30H – Coffee Break
09:40H – Roda de Conversa
11:00H – Encerramento

QUARTA – 29/ 05 / 2019 – VESPERTINO

13:00 – Acolhimento e Credenciamento
13:30 – Abertura
14:00 – PALESTRA: Núcleo do Paciente em
Saúde Pública e Protocolo de Identificação do
Paciente
Profa Dra. M aria de Fátima Paiva – Enfermeira
Doutora em Ciências da Saúde pela EERP – USP.
Membro efetivo do Núcleo de Segurança do Paciente da
REBRAENSP. Coordenadora do Núcleo de Segurança do
Paciente da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão
Preto.
15:30H – Coffee Break
15:40H– Roda de Conversa
16:30H – Encerramento