Campo Grande, MS
quarta-feira, 12 de maio, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > SEMADUR NOTIFICA CERCA DE 22 PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS BALDIOS TODOS OS DIAS

SEMADUR NOTIFICA CERCA DE 22 PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS BALDIOS TODOS OS DIAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), já vistoriou e notificou, entre janeiro e julho deste ano, 4.706 proprietários de terrenos baldios por não manterem sua propriedade limpa, uma média de 22 Notificações emitidas diariamente.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, pontua que o intuito da Administração Pública não é autuar os proprietários dos imóveis e sim efetivar o cumprimento da Lei “É necessário que o proprietário mantenha seu terreno limpo, evitando assim uma série de problemas em decorrência do fato como de segurança pública, proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, locais para o descarte irregular de entulhos e demais problemas ocasionados com a falta da limpeza e manutenção dos mesmos’.

“É preciso que os proprietários estejam atentos e cumpram com a legislação, estando alertas quanto à importância na correta manutenção e conservação dos terrenos baldios, inclusive, para o combate ao descarte irregular de resíduos, a proliferação de animais peçonhentos e até criadouro de mosquitos transmissores de doenças, como por exemplo, a dengue”, reforça Luis Eduardo Costa.

E com a longa estiagem, responsável pela falta de chuvas nas últimas semanas em Campo Grande, o cuidado com os terrenos deve ser redobrado, haja vista a grande incidência de queimadas que prejudica tanto a saúde da população como o meio ambiente e gerando Autuação (multa) ao proprietário do imóvel.

Legislação

De acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município, Lei n. 2909, Artigo 18-A. – Os Proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. Parágrafo único. É vedado a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos previstos neste artigo. Portanto, os proprietários não seguem a legislação poderão ser Notificados e Autuados.

Onde primeiramente o proprietário é Notificado para a limpeza do terreno, tendo o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento da mesma, após o recebimento e ciência da Notificação. Transcorrido o prazo, a fiscalização da Semadur retorna ao local para vistoria, caso não tenha sido cumprida a Notificação, o proprietário então é Autuado (multado). A multa neste caso varia entre R$ 2.339,00 e R$ 9.356,00.

Em 2017 foram Notificados 3.871 proprietários por falta de limpeza e em 2018 foram emitidas quase 6 mil Notificações.

Orientamos que quando a população identificar um terreno baldio sujo que denuncie via Disque Denúncia 156 e quando observar o ato de um descarte irregular de resíduos que entre em contato imediatamente com a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153 e denuncie.