Campo Grande, MS
quinta-feira, 24 de junho, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > SEMADUR REALIZA PLANTIO PARA RECUPERAÇÃO ARBÓREA DE APP

SEMADUR REALIZA PLANTIO PARA RECUPERAÇÃO ARBÓREA DE APP

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

A região de Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Bandeira continua recebendo intervenções, nesta etapa estão sendo realizados plantios de espécies arbóreas no trecho da vereda para o enriquecimento das espécies nativas e para a recuperação da área até que ela se restabeleça e tenha a vegetação recomposta. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) visa a reconstituição arbórea além da conscientização da população do entorno com relação à importância do local.

O plantio auxilia na recomposição vegetal, além de ser um importante instrumento para a preservação da área e desempenhar diversas funções como a proteção do solo prevenindo a ocorrência de desastres associados ao uso e ocupação inadequados. Também contribui para a proteção dos corpos d’água, combate à poluição das águas e assoreamento dos córregos e rios.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Eduardo Costa, ressalta a importância das ações de recuperação e o cumprometimento na manutenção das áreas de preservação. “Sabemos da relevância dessas áreas de preservação para a cidade como um todo e, portanto, estamos desenvolvendo ações que preservam nosso meio ambiente”.

 

Plantio APP Bandeira (6)

Outro ponto importante da recuperação das APPs é a manutenção da permeabilidade do solo e do regime hídrico, prevenindo contra inundações e enxurradas. Essa medida colabora com a recarga de aquíferos e evita o comprometimento do abastecimento público de água em qualidade e em quantidade.

Após a consolidação das ações, as atividades continuam com o monitoramento feito pelas equipes da Semadur.