Campo Grande, MS
quinta-feira, 24 de junho, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO ATUALIZA PROFISSIONAIS DA REME SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS E PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS

SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO ATUALIZA PROFISSIONAIS DA REME SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS E PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão participando nesta quinta (5) e sexta-feira (6), do 1º Seminário de Tecnologias na Educação da Rede Municipal de Ensino, que faz parte do “Integra EaD 2019”, formado também pelo 2º Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS e o 5º Webinar do GETED/UCDB. O evento é realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais, com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Universidade Católica Dom Bosco.

WhatsApp Image 2019-09-05 at 14.18.52

A abertura do evento reuniu autoridades das duas universidades e da Reme, além de palestrantes e pesquisadores de outros estados.

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Semed, Waldir Leonel, o objetivo é promover a troca de experiências entre os professores e técnicos da Reme quanto as atividades que desenvolvem em sala de aula, utilizando diferentes dispositivos tecnológicos e discutir as práticas curriculares na educação básica desenvolvidas com a integração desses elementos digitais.

“O seminário também irá proporcionar um ambiente formativo entre os profissionais da educação pública municipal, docentes e pesquisadores do ensino superior, contribuindo para a compreensão das implicações da cultura digital na educação. O evento é inovador porque essa parceria pode implicar na prática docente e levar o professor a repensar sobre as diferentes formas de transmitir um conteúdo porque hoje nós temos diferentes tipos de alunos. Já não temos mais aquele alunos de dez a quinze anos atrás. Todos estão conectados na internet, então a educação não pode ficar fora desse contexto. Vivemos na cultura digital”, ressaltou.

Além das palestras dos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, o evento, que deve reunir cinco mil pessoas até sexta-feira, também irá possibilitar um espaço dialógico para que os profissionais de educação apresentem as próprias experiências de uso das tecnologias digitais de informação em sala de aula  e como elas estão contribuindo para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

WhatsApp Image 2019-09-05 at 14.18.51 (1)

As atividades do “Integra Ead” podem ser acompanhadas on-line e segundo a coordenadora geral do evento pela UFMS, Daiani Riedner, dos 43 trabalhos aprovados para apresentação, 12 serão transmitidos no ambiente virtual do evento, assim como os  apresentados presencialmente. Representantes da UFMS  e UCDB agradeceram a parceria com a Semed, que possibilitou o intercâmbio com os profissionais da rede pública municipal.

“Esse evento não integra apenas as instituições, mas também modalidades de ensino de educação a distância e as temáticas que serão discutidas são importantíssimas nesse momento”, afirmou o  o diretor de Educação a Distância da UCDB Virtual,  Jeferson Pistori.

União e Diversidade

A palestrante e pesquisadora Andrea Cristina Versuti, abriu os trabalhos destacando a importância do ensino híbrido, que reúne diversas tecnologias. “Eu vejo que a proposta do Integra EAD de trabalhar o ensino híbrido, a tecnologia e a sala de aula de uma maneira positiva, com qualidade, explorando o que existe de melhor nas linguagens em cada um dos seus aspectos, é extremamente relevante e louvável porque precisamos dar as mãos aos municípios e procurar construir propostas inovadoras”, pontuou.

A professora Ana Maria de Almeida, técnica da Semed, vai relatar dois trabalhos desenvolvidos junto a outros profissionais da Reme, O primeiro sobre inteligência emocional, produzido em parceria com os colegas Lourenço Ezídio Melo e Roberto Luiz Dambros e a segunda experiência é sobre produção de narrativas digitais no contexto da formação de professores, junto com a colega Gislaine Sartório Andrade.

“A gente sempre trabalhou com formações utilizando diferentes tecnologias, diferentes mídias digitais, como o Google sala de aula. Nós também produzimos um texto de narrativas digitais, utilizando as mídias digitais, onde abordamos a potencialidade de produzir narrativas nos ambientes digitais porque quando o aluno tem uma mídia para trabalhar, ele fica mais incentivado, se sente mais interessado. Os ambientes virtuais proporcionam uma outra lógica no ensino e aprendizagem. O professor não é mais aquele que ensina, ele é um mediador e o aluno, o protagonista”, frisou.

As atividades do IntegraEAD acontecem presencialmente na sede da Sead, localizada na Cidade Universitária e podem ser acompanhadas também no site integraead.ufms.br.