Campo Grande, MS
terça-feira, 28 de junho, 2022

Saúde

Mídia CG > Saúde > SESAU PASSA A CONTAR COM ESTRUTURA ESPECIALMENTE PROJETADA PARA CURSOS E TREINAMENTO DE SERVIDORES

SESAU PASSA A CONTAR COM ESTRUTURA ESPECIALMENTE PROJETADA PARA CURSOS E TREINAMENTO DE SERVIDORES

Sala recebeu aula inaugural sobre influenza nesta tarde. (Foto: SESAU).

Sala recebeu aula inaugural sobre influenza nesta tarde. (Foto: SESAU).

A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) passa a contar com uma espaço especialmente preparada para cursos, capacitações e treinamento dos servidores,  o que irá contribuir no aprimoramento, qualificação e educação permanente das equipes de saúde e gestores do SUS, para melhoria continua da humanização, acolhimento e inovação tecnológica em saúde. A abertura oficial do espaço batizado como “Sala Pássaro Primavera” aconteceu na tarde desta quarta-feira (29) pelo secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

O espaço onde a sala está instalada foi totalmente reestruturado através de uma parceria com a Escola Educacional Padrão Limitada, fruto de contrapartida, e conta com 50 cadeiras almofadadas, ar condicionado, quadro branco e equipamento multimídia, sendo considerado um marco para a implantação da Escola Municipal de Saúde da SESAU, que estará integrada integrada a todos os processos pedagógicos para o SUS.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a disponibilização da estrutura para a capacitação e treinamento dos servidores será extremamente importante, inclusive, para a melhoria da assistência e de que a ideia é impulsionar ainda mais as iniciativas voltadas à educação continuada.

“Temos o desejo de que nossa gestão seja marcada pelos investimentos no aperfeiçoamento do servidor. E isso, consequentemente, deve impactar na melhoria da assistência prestada à população, uma vez que o profissional melhor capacitado está mais apto a atender o paciente”, disse.

O secretário destacou ainda a importância das parcerias público-privadas que devem ser incentivadas e vistas como uma alternativa aos impedimentos  e dificuldades financeiras do poder público.

“Buscar parcerias é extremamente importante e precisamos fomentar isso para que a gente possa projetar ainda mais, buscando sendo a melhoria”, ponderou.

O ato de entrega do espaço contou ainda com a presença do superintendente de Gestão do Trabalho e Educação, Anísio Barros, do superintende de Gestão do Cuidado, Marcos Rodrigues, o vereador Ayrton Araujo e da diretora pedagógica da Escola Padrão, Moara Bueno.

Educação Permanente

A SESAU é responsável pela educação permanente dos mais de 7 mil servidores, que atuam
diretamente no município e tem impacto no âmbito regional e estadual de saúde.

Esses servidores fazem parte da equipe preceptora de alunos de escolas técnicas, graduação e pósgraduação, por isso a necessidade de aprimorar a gestão do cuidado nos diversos cenários de
práticas do SUS.

Atualmente,  44 unidades de saúde estão em processo de certificação da qualidade em Unidade Saúde Escola (USE) reafirmando os planos de melhoria contínua e educação permanente por unidade de saúde para que todos possam cuidar bem e ensinar bem com excelência.

Funcionamento

A adaptação da sala em sala de aula é uma necessidade da SESAU para acolher melhor os
servidores da saúde nos processos de educação permanente. E foi apoiada pelas Escolas
parceiras do Contrato Organizativo de Integração Ensino-Serviço (COAPES) no qual a SESAU é
signatária.

Reservas e agendamento para utilização do espaço podem ser feitos por gestores e equipes de saúde através do e-mail da Gerência de Educação Permanente:  sesau.sgte.gep@gmail.com