Campo Grande, MS
sexta-feira, 29 de março, 2024

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv) iniciou neste mês de julho o curso de qualificação profissional voltado aos trabalhadores do Programa de Inclusão Profissional (Proinc). Com foco no desenvolvimento pessoal e profissional, a atividade aborda a área motivacional, comunicação e expressão corporal, gestão financeira, rotinas de escritório e relacionamento interpessoal, além de orientações relacionadas aos regimentos internos e regulamentos relacionados ao órgão em que trabalham. A primeira turma, composta por 50 trabalhadores da Semed, concluiu a atividade na última sexta-feira (23).

“Internamente para os órgãos da prefeitura se torna muito positiva essa parceria, no sentido da gestão tratar com excelência a capacitação de seus trabalhadores. É a responsabilidade que temos com eles incluindo a questão do programa de inclusão. Esse curso é mais do que simplesmente uma capacitação, mas se torna uma preparação para o mercado de trabalho, com empoderamento e motivação, tanto em prol do servidor jovem quanto a comunidade em geral”, explica a titular da Subjuv, Laura Miranda.

O coordenador do curso de qualificação, Guto Dobes, pondera que as técnicas que serão ensinadas nas aulas, principalmente as que envolvem comunicação e expressão corporal, podem ajudar no dia a dia de trabalho dessas pessoas. “Vamos falar sobre oratória, considerando que estamos tratando de pessoas que trabalham no serviço público. A nossa intenção é que essas pessoas estejam preparadas para se comunicar da melhor forma, já que no serviço público eles lidam com a população. Uma boa comunicação pode ajudar, inclusive, a esses trabalhadores buscarem um posicionamento melhor dentro do setor onde atuam. A ideia é trazer a oratória para melhorar a maneira deles se expressarem em público e, com isso, fazer com que essas pessoas possam atingir mais rápido seus objetivos profissionais”, justifica.

Sobre o Proinc

O Proinc é um programa social do município que proporciona qualificação social e profissional, ocupação e bolsa-auxílio para cidadãos desempregados que moram na capital. A Legislação permite que o contrato seja efetuado por até dois anos, em razão do sistema de rotatividade. O programa é um auxílio importante principalmente neste momento de pandemia. As qualificações adquiridas no curso servem para atuação no serviço público, bem como no mercado de trabalho comum.

Vale destacar que para a realização das atividades do curso estão respeitando todos os protocolos de biossegurança de prevenção ao contágio da Covid-19, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara, álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas.