Campo Grande, MS
domingo, 24 de janeiro, 2021

Saúde

Mídia CG > Saúde > UNIDADES DE SAÚDE RECEBERÃO 10 ACADEMIAS PARA TERCEIRA IDADE

UNIDADES DE SAÚDE RECEBERÃO 10 ACADEMIAS PARA TERCEIRA IDADE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

DSC03712-768x432 (1)A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), recebeu 10 novas Academias da Terceira Idade (ATI), que serão instaladas anexas a unidades básicas de saúde, beneficiando milhares de pessoas e auxiliando na melhoria da qualidade de vida e na prevenção de doenças, principalmente dos idosos.

A implantação das academias é fruto de convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, com investimento aproximado de R$ 138 mil.

Ainda está em fase de elaboração a relação de unidades de saúde que receberão as ATIs, que contam com equipamentos como simuladores de pedalada, de caminhada e de esqui, que permitem realizar exercícios leves, mas que trazem inúmeros benefícios.IMG-20180716-WA0023

O secretário de Saúde Marcelo Vilela, que também é médico, explica que ao se exercitar, o idoso diminui a perda da densidade óssea gerada pelo envelhecimento e da massa muscular magra. “O exercício físico propicia ainda a melhora da capacidade pulmonar e a maior resistência a quedas.  Com o músculo forte, o idoso tem mais equilíbrio e consegue se apoiar ao cair”, diz.

Outros pontos positivos das ATI’s são o contato com a natureza e a socialização com pessoas da mesma idade.  Nestes locais os idosos são acompanhados por profissionais de educação física, que orientam sobre a necessidade de alongamento antes de qualquer atividade física, bem como esclarece quais exercícios pode ser realizados.

Outros beneficios

As academias ao ar livre têm sido implantadas nos bairros e têm por objetivo estimular a prática de atividades físicas na população adulta e idosa, promovendo a melhoria da qualidade de vida do idoso resultando a melhora das Atividades de Vida Diária – AVD´s que contribuem também para o nível de independência e pode afetar diretamente a auto-estima. Este conjunto de efeitos melhora sua imagem corporal, socialização e diminui estresse.

Sendo assim, espera-se que a difusão dos resultados alcançados com o uso das ATI´s possa levar a um aumento dos estudos voltados para esse grupo populacional, no sentido de preparar a sociedade brasileira para um envelhecimento mais saudável.

A proposta da implantação Anexa às UBSF visa à configuração como equipamento de saúde e captação de recursos para custeio SUS.