Campo Grande, MS
sábado, 18 de maio, 2024

Equipes da Vigilância Sanitária fizeram, na tarde dessa quarta-feira (29), vistorias simultâneas nos quatro shoppings da Capital para garantir o cumprimento do plano do biossegurança de combate ao coronavírus dos estabelecimentos. A ação atende uma recomendação do Ministério Público, que encontrou falhas durante fiscalização feita na semana passada. 

Durante as ações, os fiscais examinavam itens principais como demarcações de distanciamento adequado entre os clientes e disponibilidade de álcool gel para desinfecção das mãos. “Os problemas maiores estão na praça de alimentação, onde os clientes se arrumam em filas para fazer ou retirar seus pedidos e acabam ficando muito próximos um do outro”, explica o coordenador da vigilância sanitária, Orivaldo Moreira. 

Além do distanciamento entre os clientes, toda loja também precisa disponibilizar álcool gel, na concentração de 70%, para higienização das mãos, além de tê-los em dispenderes nos corredores. Áreas de descanso comuns, precisam ser retiradas e mesas na praça de alimentação interditadas para que não haja uma aproximação muito grande entre quem estiver comendo e transitando pelo local. 

“Hoje nós deixaremos boletins de orientação para os lojistas, que terão um prazo para que se adequem às normas, após terminado esse prazo, os fiscais voltarão nesses locais para verificar se as medidas foram tomadas, caso contrário, será aplicada uma multa”, explica Moreira. 

Descaso da população 

O coordenador ainda explica que a principal preocupação da vigilância sanitária é no descaso da população com a Covid-19. “Nós vemos aqui muita gente que traz a família inteira para fazer compras, sem máscara, que não respeita o distanciamento marcado no chão… Isso é um risco enorme para ele e para quem está ao redor dele”, lamenta.

Clientes respeitando demarcação em fila de lotérica.