Segundo o candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad, uma das principais razões para concorrer ao posto de governador do Estado foi perceber como a saúde pública ainda é precária no interior já que quando esteve à frente da prefeitura de Campo Grande, constatou a grande demanda de pacientes do interior virem até a Capital para atendimentos de média e alta complexidade. Além disso, um dos períodos mais críticos foi durante a pandemia, muitos municípios passaram por diversas dificuldades como a falta de leitos e insumos essenciais como oxigênio e medicamentos.
“No período que fui prefeito da Capital, constatei as inúmeras dificuldades que a saúde pública do nosso Estado sofre. Temos mais de 30 mil pessoas nas filas ou obrigadas a percorrer centenas de quilómetros para irem a Campo Grande fazer exames de média e alta complexidade sobrecarregando os hospitais da Capital. Vi de perto as dificuldades dessas pessoas, inclusive esse foi um dos principais motivos que me impulsionaram a concorrer ao cargo de governador. Precisamos urgentemente tirar do papel a regionalização da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Pensando nisso, escolhi para ser minha vice-governadora uma médica com vasta experiência no SUS, a doutora Viviane Orro”, destaca Marquinhos.
Para Viviane, foi com muita alegria que recebeu o convite para ser candidata a vice-governadora do Estado.
“Me senti muito feliz com o convite do Marquinhos para fazer parte desse projeto que quer trabalhar por um Mato Grosso do Sul mais humano porque me identifico com esse propósito. Sou médica nefrologista e intensivista e desde que me formei dediquei minha vida trabalhando no SUS, atendendo os mais vulneráveis.Conheço de perto a fragilidade da saúde pública aqui no Estado. Vejo na figura do Marquinhos uma pessoa preparada para conduzir essas políticas públicas tão urgentes para trazer uma vida melhor para nossa gente. Foi assim que ele fez quando prefeito de Campo Grande e assim fará pelo Mato Grosso do Sul”, enfatiza Viviane.
Currículo da candidata a vice-governadora
Viviane Nogueira Orro, é médica nefrologista e intensivista, casada com o deputado estadual Felipe Orro, mãe da Giulia de 20 anos e do Roberto Neto de 12. Nascida e criada em Aquidauana, é filha do empresário Odilson Nogueira e Suely Nogueira.
Formou-se em Medicina no ano 2000 quando cursou faculdade em São Paulo, fez residência médica em nefrologia e especialização em terapia intensiva no Hospital da Beneficência Portuguesa, além de especialização em transplante de pâncreas e rins no Hospital Israelita Albert Einstein.
Trabalha no SUS há 22 anos desde que se formou.
Também atuou como secretária de saúde do município de Aquidauana em 2005, 2006 e 2007. Na época em que cuidou da saúde municipal, colocou as contas em dia, melhorou o atendimento à população e implantou e inaugurou o CEM – Centro especialidades médicas e o Serviço de Hemodiálise. Ambos são referência para a microrregião de Aquidauana.