Campo Grande, MS
segunda-feira, 27 de setembro, 2021

Notícias

Mídia CG > Notícias > NO DIA DA ÁRVORE, PREFEITURA DISTRIBUI MUDAS FRUTÍFERAS PARA LEMBRAR IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO

NO DIA DA ÁRVORE, PREFEITURA DISTRIBUI MUDAS FRUTÍFERAS PARA LEMBRAR IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Nesta sexta-feira (21) é celebrado em todo o País o Dia da Árvore. A data, comemorada na véspera da Primavera, surgiu pela necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a sobrevivência dos seres humanos. Neste sentido, a prefeitura realizou hoje a distribuição de 3,8 mil mudas de espécies frutíferas. A ação aconteceu no Paço Municipal e na Central de Atendimento ao Cidadão.IMG_5037

Campo Grande tem hoje tem aproximadamente 250 mil árvores plantadas nos passeios públicos, parques e praças. O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca o cuidado oferecido à arborização da Capital.

“Campo Grande ganhou hoje mais de três mil novas árvores, estamos felizes em celebrar essa data importante em nosso calendário. O nosso trabalho vai além de apenas cumprir a legislação, pois sabemos da importância da arborização tanto no aspecto de preservação ambiental como na saúde da população. Além de terem grande relevância histórica em nossa cidade e de como o campo-grandense se preocupa com cada uma”, disse o titular da Semadur.

IMG_4925A dona de casa Maria José França da Silva, 51 anos, é uma das moradoras de Campo Grande que se esforça para preservar o título de cidade mais arborizada do País. “Eu estava indo ao Fórum aqui do lado e quando vi a distribuição tratei de correr para garantir a minha muda. Eu cuido das árvores plantadas em casa e ainda ‘dou’ uma de jardineira da família, plantando em qualquer espaço que encontro na casa dos irmãos e parentes. Estou mudando de casa e claro que não vou levar as plantas de lá. Eu vou é plantar novas e garantir que a nossa cidade continue sendo esse paraíso verde que tanto nos orgulha em dizer que somos a mais arborizada do Brasil”.IMG_4915

O bancário Gerson Gonçalves de Araújo, 55 anos, também garantiu suas mudas de ameixa e jaboticaba. “Iniciativas como essa são, sem dúvida, novas oportunidades de preservarmos o verde e o meio ambiente em nossa cidade. Essa é uma questão muito séria. As condições climáticas no mundo estão cada vez mais prejudicadas por causa do desmatamento e queimadas. Se o verde sumir o que será de nós? A gente precisa ter a consciência de que quanto mais verde, mais planta, mais vida. É nosso dever para com as gerações futuras”, ponderou.

A iniciativa desta manhã faz parte da programação da Semadur, em comemoração ao Dia da Árvore. Foram distribuídas mudas de acerola, romã, jaboticaba, amora, nêspera, goiaba e ameixa.

Parceria

IMG_4980A ação desta manhã contou com a parceria dos clubes de Lions de Campo Grande (Cidade Morena, Centro, Sul e Norte). A representante da entidade, Ivanir Aparecida Lucas Pulcherio reforça a importância do incentivo ao plantio de árvores. “Acredito que toda pessoa tem a consciência do que representa uma árvore, porém, nem todos se esforçam para garantir a sua preservação. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa e o Lions faz questão de somar nesta campanha”, disse Ivanir, que garantiu a aquisição de 100 mudas que serão doadas no fim de semana, durante ação do Dia do Árvore realizada com crianças do Jardim Tarumã.

Sobre o plantio correto

De acordo com o gerente de fiscalização de arborização e áreas verdes da Semadur, Orsival Simões Junior, de cada 100 residências em Campo Grande, 96 são arborizadas. Ele ressalta a importância do cidadão, antes de realizar o plantio de uma espécie de árvore, IMG_4897consultar o Guia de Arborização Urbana, que tem por objetivo fornecer as diretrizes e normas para a implantação e manutenção da arborização no Município.

“O guia está disponível inclusive pela internet, para toda a população. Ele foi criado pensando no correto plantio das espécies melhor indicadas por região. E, pensando no plantio correto, a Prefeitura dispõe de viveiros municipais para o atendimento da população e da administração pública, desta forma, o cidadão que queira solicitar uma muda pode se dirigir até a Gerência de Arborização da Semadur”, informa Junior.

Preservação para a vida

E, neste dia em que a árvore recebe atenção especial, a prefeitura aproveita para lembrar da importância que as mesmas têm para o planeta, sendo essenciais para a nossa existência, na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese.

Confira as principais funções das árvores: contribuem para a biodiversidade; redução da poluição do ar; extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades; em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras; oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos; contribuem para a beleza paisagística.

 

Serviço

Gerência de Arborização da Semadur
Endereço: Rua Arthur Jorge, nº 507
Horário: 08h às 11h e das 13h às 16h

Link do Guia de Arborização:  http://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/downloads/guia-de-arborizacao-urbana-2012/