Campo Grande, MS
quinta-feira, 13 de maio, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > PREFEITURA OFERECE MAIS DE 70 CURSOS PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA REME

PREFEITURA OFERECE MAIS DE 70 CURSOS PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA REME

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com o objetivo de assegurar momentos de estudos e reflexões sobre o trabalho dos professores em sala de aula e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando, por meio da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais, até o dia 28, a terceira edição do programa de formação continuada da Rede Municipal de Ensino (Reme) “Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática”.

As formações estão acontecendo em diversas escolas e no Espaço de Formação da Semed, contemplando profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), envolvendo a equipe pedagógica, coordenadores pedagógicos de tecnologias e inovação, profissionais que atuam nas bibliotecas e professores da educação especial, totalizando pelo menos 7 mil  profissionais da Reme.

De acordo com o superintendente de Políticas da Educação, Waldir Leonel, as mudanças do programa visaram dar mais opções de cursos para os profissionais. “O novo formato consiste em o professor poder escolher qual curso deseja fazer. Dessa forma ele se aperfeiçoa no tema em que realmente sente necessidade, de acordo com seus interesses e isso irá refletir na qualidade do ensino da Rede”, ressaltou

Outro ponto facilitador, é que pelo menos 85% desses cursos se repetem e estão sendo oferecidos em diversos horários para contemplar mais interessados.

Site

Tanto a Suped quanto a Divisão de Tecnologia Educacional têm investido no site do programa de formação continuada desde o ano passado. Ao acessar o endereço, é possível ter todo detalhamento dos cursos, currículo dos profissionais que atuam como formadores, datas, horários e locais de realização.

Também é possível, ao final da formação, imprimir no próprio site, a declaração de participação, além de avaliar os cursos, o que permite aos organizadores, aperfeiçoar as próximas edições.

Para inteirar-se de toda a programação, composta de 78 cursos, que ofertam pelo menos 18 mil vagas em diferentes áreas do conhecimento, os profissionais da educação devem acessar o endereço https://reflexoespedagogicas.net/    Mesmo quem não fez a inscrição no prazo, pode participar da formação, caso ainda  tenha vaga no curso escolhido. A declaração de participação  também será emitida a esses profissionais.

“O compromisso da Semed é investir na formação dos seus profissionais e, para isso, é importante facilitar a adesão deles no programa, por isso buscamos utilizar uma plataforma descomplicada e acessível a todos”, destacou Guilherme Ferrari, responsável pela Ditec.

Aprendizado

Coordenadora pedagógica de Tecnologia e Inovação na escola Manoel Inácio de Souza, Sandra Cristina Nogueira Flávio acredita que os cursos abrem um horizonte de possibilidades para se trabalhar o projeto pedagógico da Reme nas unidades, além de valorizar a aplicação das novas tecnologias. “Nós mostramos que elas devem e podem ser usadas como ferramenta de aprendizado, com aulas planejadas, tirando aquela visão de que o horário na sala de tecnologia é apenas um momento de recreação”, disse.

Para a técnica Ana Lúcia Siqueira de Souza, que está atuando como formadora em curso na área de tecnologia, o diferencial da formação em relação às edições passadas é a possibilidade de atuar em um universo mais amplo, interagindo com profissionais de diferentes áreas.  “É um processo mais enriquecedor e agrega muito para o formador. Você fica em uma posição de abrir os horizontes, pensar e olhar de uma outra maneira a educação”, pontuou.