Campo Grande, MS
quarta-feira, 2 de dezembro, 2020

Educação

Mídia CG > Educação > PROJETO DA REME PROPORCIONA ENCONTRO DE ALUNOS COM PROFISSIONAIS DE MÍDIA

PROJETO DA REME PROPORCIONA ENCONTRO DE ALUNOS COM PROFISSIONAIS DE MÍDIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Proporcionar a estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) um momento de bate-papo e conhecimento de profissões relacionadas ao universo das mídias. Este é o objetivo do projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”, que nesta quarta-feira (31) realizou a última ação do ano com a “Ciranda do Conhecimento”.SONY DSC

O evento aconteceu no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contemplou os alunos que integram o projeto e desenvolvem programas de rádio nas unidades que estudam.

Os palestrantes conversaram, tiraram dúvidas e falaram sobre suas carreiras e a rotina do profissional que atua nas diversas áreas de comunicação. Marcaram presença o historiador Américo Calheiros, a produtora cultural e diretora de teatro, Andrea Freire, o apresentador Tatá Marques e o cineasta Filipi Silveira.

A secretária de Educação, Elza Fernandes, afirmou que o projeto trabalha o protagonismo dos estudantes e que, para o processo de aprendizagem ocorrer de forma plena, é fundamental proporcionar momentos fora da sala de aula. “Sair da rotina e oferecer

práticas diferenciadas de ensino é importante, pois ajuda a fixar o conteúdo, além de valorizar o talento de nossos alunos”, pontuou.

Para Andréa Freire, que compartilhou as experiências do projeto Campo Grande na Tela – que ano passado levou à escolas da Reme 20 curtas-metragens produzidos na Capital, a oportunidade de conversar com os alunos que desenvolvem trabalhos nas rádios escolares e em diversas mídias, é importante, pois, além de levar informações técnicas, pode despertar talentos para a área de comunicação.

“É uma forma prazerosa de unir cultura e educação e podemos mostrar a eles outras possibilidades de ação. A ideia é também que esses alunos se tornem multiplicadores, em seus canais de comunicação, das produções feitas em nosso estado, mostrar que temos história e produzimos um material de valor”, disse Andréa.

SONY DSCJá o cineasta Filipi Silveira acredita que o encontro pode ter servido de inspiração para os alunos, especialmente os que já demonstram interesse na área. “Procurei falar da minha carreira de forma que eles percebam que é possível começar nesse meio, mesmo sem muito conhecimento. Tudo que sei, aprendi na prática”, disse.

Estar ao lado de profissionais renomados da comunicação significou para a aluna Maely Macedo dos Santos, 12 anos, do 7º ano da escola Elízio Ramirez Vieira, a oportunidade de incrementar os informativos que ela ajuda a produzir para a rádio da escola. “Nesse encontro pudemos evoluir nosso conhecimento, tirando dúvidas e ouvindo as experiências deles”, comentou.

Projeto

O projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”” foi lançado em agosto e é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio da Divisão de Tecnologia Educacional (Ditec).

A iniciativa tem como proposta atender às necessidades do mundo contemporâneo, de inserir e interagir as mídias no currículo e ambiente escolar formando espaços renovados de práticas diversificadas e atraentes às necessidade atuais dos nossos alunos protagonistas de suas histórias.

De acordo com a coordenadora do projeto, Solange França da Silva, a ideia é oportunizar um canal de comunicação entre os alunos e a comunidade escolar, buscando valorizar e consumir a cultura sul-mato-grossense em todas suas formas de expressão como a  música, dança, cinema, artes plásticas e visuais, folclore,  teatro, e literatura, além de aprimorar a qualidade de manuseio das mídias, comunicação e aprendizagem.

“Tudo o que foi dito hoje para eles é conhecimento, pois estamos caminhando para um fazer utilizando os diversos tipos de mídias aliadas ao processo de ensino”, destacou.

Este ano o projeto contempla 46 unidades escolares, totalizando 160 alunos.