Campo Grande, MS
domingo, 9 de maio, 2021

Educação

Mídia CG > Educação > SEMED LEVA PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DROGAS PARA CIDADE DOS MENINOS

SEMED LEVA PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DROGAS PARA CIDADE DOS MENINOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Com o objetivo de oportunizar a troca de informações com temas relacionados a prevenção de drogas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Conselho Municipal e Estadual Antidrogas e Policia Civil, levou nesta segunda-feira (24), para a Cidade dos Meninos, palestra com a temática “Drogas: A Melhor estratégia ainda é a prevenção”.

A reunião com os estudantes faz parte da programação da 21ª Semana Nacional Sobre Drogas, 4ª Semana Estadual Sobre Drogas e 2ª Semana Municipal Sobre Drogas, que teve início na semana passada. O evento é organizado pelo Comad, presidido pela secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que também participou das atividades. Em sua conversa com os alunos, ela ressaltou a importância de aproveitar das oportunidades que levam ao crescimento pessoal.

“Cada um tem uma história de vida aqui, mas é importante que vocês aproveitem as oportunidades que são dadas principalmente na área da educação, como essa palestra de hoje. Não deixem de ouvir conselhos dos professores e de pessoas com mais experiência. Nós, pais e educadores, queremos o melhor para vocês”, ressaltou a titular da Semed.

MENINOS2

Ao todo, 350 alunos com idade entre 14 a 18 anos, atendidos pela instituição, participaram da palestra. A ONG fica localizada no Bairro Nova Lima. A Semed levou 15 profissionais, entre eles, cinco psicólogas e 6 pedagogas, que atuam no projeto “Valorização da Vida”, uma iniciativa inédita da prefeitura de Campo Grande, que consiste em realizar formações sobre depressão e prevenção ao suicídio, além de promover palestras e realizar atendimentos nas unidades da Reme.

A técnica da Gerência de Educação do 6º ao 9º ano, Vera Lucia Gomes Alves, explicou a importância de realizar a parceria.  “É importante oportunizar essa troca de informações como forma preventiva. Viemos aqui para conscientizar os alunos para uma vida saudável, de ser uma pessoa íntegra, de formar, de ser um profissional e ser respeitado. Buscando essa integração vamos levá-los a dizer não às drogas”, pontuou.

A diretora Terezinha Teodoro Jorge, coordenadora pedagógica da Cidade dos Meninos, ressaltou a importância da parceria.  “Essa parceria é fantástica, tendo em vista que trabalhamos com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica e a maioria desses jovens é da região e encontram esses problemas de uso de drogas. Esses esclarecimentos trazidos pela Semed ajudam muito a gente”, disse.

Estudante da instituição, Esteferson Cavalheiro da Silva, 17, morador do Bairro Columbia, comentou sobre a palestra.  “Achei legal. Aprendi muitas coisas novas. Estou aprendendo a conviver com as pessoas, saber sobre as drogas. Um familiar meu já passou por problemas com drogas, e procuro não me envolver com isso”, afirmou.

O delegado da Delegacia de Narcóticos (Denar), Gustavo Ferraris, comentou sobre a palestra e o que os alunos podem tirar de proveito do conteúdo apresentado.  “É maravilhoso ter essa capacitação. A partir do momento que eles se envolvem nesse aprendizado, só eleva o futuro deles. Trazendo ao mesmo tempo o trabalho de prevenção a gente consegue que eles fiquem melhor lapidados para um futuro”, frisou.